Um adolescente de 16 anos foi baleado na manhã de quarta-feira (12), no município de Valença, baixo sul da Bahia. Moradores da região acusam policiais militares de terem atirado contra a vítima, que não teve a identidade revelada.
De acordo com moradores, os agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) invadiram um campo de futebol, na localidade de Mangue Seco e, dispararam vários tiros. Uma das balas atingiu o adolescente.
Nas imagens, gravadas pelos moradores, é possível ver pessoas que hostilizam os PMs e mostram cápsulas de arma de fogo.
A vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde.
O que diz a polícia
A 33ª Companhia da Polícia Militar de Valença contesta a versão dos moradores e, por meio de uma nota, informou que os militares realizavam uma ronda na localidade, quando encontraram um grupo de homens armados, que efetuaram disparos contra os policiais.
Segundo a PM, uma viatura foi atingida com dois tiros, houve revide e, durante o confronto, os suspeitos fugiram por uma área de manguezal.
Ainda segundo a PM, as viaturas foram atingidas por pedras durante a reação dos moradores. Um dos veículos foi atingido no para-brisas. O fato foi registrado na delegacia da cidade, mas ninguém foi preso.
A PM ainda informou que, depois do tumulto, os agentes foram informados de que um indivíduo, ferido por disparo na perna, havia dado entrada em uma unidade de saúde da região. Os militares foram até o local e identificaram o adolescente como um dos suspeitos que trocaram tiros com os PMs, durante o confronto próximo ao manguezal.
A vítima será apresentada à polícia após a recuperação no hospital.
De acordo com a PM, o policiamento será reforçado em Valença, por equipes da 33ª CIPM, da Companhia Independente de Policiamento Especializado de Cacaueira (CIPE) e pela Rondesp Sul.
G1