Os ônibus do transporte público de Salvador voltaram a circular normalmente no bairro de Valéria, na noite desta sexta-feira (24).
Eles haviam parado de entrar em Nova Brasília de Valéria, na tarde desta sexta, após uma troca de tiros ser registrada pela manhã.
A decisão de voltar a circular no bairro foi tomada após uma reunião entre o Sindicato dos Rodoviários e a Polícia Militar, onde foi solicitada uma base móvel da PM no local.
Por causa do tiroteio, o policiamento foi reforçado no local e, durante incursões, um policial militar foi atingido na mão. A PM informou que ele está bem e foi socorrido para uma unidade hospitalar, onde realiza exames e deve passar por cirurgia.
De acordo com a polícia, guarnições da 31ª CIPM iniciaram incursões no local com apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp BTS, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Polo e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
A PM informou que além da presença de uma Base Móvel de Segurança, estão sendo realizadas abordagens preventivas, patrulhamento na área urbana e ocupação na área de mata, na tentativa de localizar os criminosos. Ninguém foi preso até a última atualização desta matéria.
Tiroteios recorrentes
Em 13 de agosto, tiros disparados nos bairros de Valéria e Alto de Coutos causaram medo nos moradores. Não houve registro de feridos, mas no mesmo dia os rodoviários optaram em suspender a circulação de ônibus na região.
Coletivos do transporte complementar circularam nos dias 14 e 15 de agosto para atender os moradores e o transporte público regular foi retomado normalmente no dia seguinte, em 16 de agosto, depois da PM reforçar o efetivo em Valéria.
Ainda no dia 13 de agosto, uma troca de tiros envolvendo policiais militares e suspeitos de tráfico de drogas assustou os moradores. O caso aconteceu horas depois ocorrido em Alto de Coutos.
G1