Em 2019 o Vanguart gravou seu primeiro projeto não autoral, “Vanguart Sings Bob Dylan” (Deck), um tributo ao cantor e compositor americano. Sem nunca parar de fazer shows, no mesmo ano a banda entrou em estúdio e gravou duas novas canções. A primeira, “Sente”, foi lançada no fim de 2019 e dia 20 de março é a vez de “O Amor é Assim” (Helio Flanders).
Helio conta como surgiu: “Depois de quatro álbuns eu tive vontade de escrever canções de um jeito que nunca tinha feito, no caso, contando histórias. ‘O Amor É Assim’ fala sobre o sentimento de paz dentro de uma relação, e de como às vezes procuramos o caos para acelerar o sangue dentro de nós, para viver coisas novas” – comenta. “Para o romântico, a ausência de paz é a verdadeira paz, por isso o título e refrão ‘O Amor é Assim” – finaliza.
Produzido por Vanguart e Fabio Pinczowski, a faixa foi tocada por Helio Flanders (voz e piano), Reginaldo Lincoln (baixo, guitarra, percussão e vocais), Fernanda Kostchak (violinos), David Dafré (guitarra) e Kezo Nogueira (bateria).