As primavera começa neste sábado (21) e é um bom momento para preparar o guarda-roupa para a temporada de temperaturas mais elevadas. As roupas mais pesadas devem dar lugar a peças mais leves e fresquinhas. A personal organizer Mari Salles preparou sete dicas de como organizar o seu armário de um jeito funcional e prático.
1) Guarde as roupas de inverno
As roupas de inverno podem ser guardadas na parte superior do armário (maleiro) ou no compartimento da cama box. O ideal é que as roupas sejam lavadas e higienizadas para depois serem colocadas em sacos protetores de TNT ou organza. Caixas também são boas opções, desde que sejam arejadas. No caso de caixas tipo contêiner, o uso de um produto antimofo é recomendado.
2) Abra espaço para o novo
Analise tudo o que você possui e dê um destino para cada item. Normalmente, as peças devem ser separadas em três categorias: os itens que ficam, os que precisam de algum conserto e os que irão para doação ou descarte. Isso ajuda a liberar espaço para o armazenamento das roupas de inverno e deixar as roupas de verão com fácil acesso. Esse é um dos principais passos da organização para se ter um armário organizado e prático.
3) Pense sempre na praticidade
Deixe sempre à vista as peças de verão, organizando em prateleiras mais baixas, cabides e gaveteiros. Pense em uma lógica que faça sentido para você, que pode ser feita por frequência de uso, modelo, estilo ou cores, por exemplo.
4) Peças com tecidos finos
Sempre pendure as peças de tecido fino, pois eles tendem a amassar. O ideal é que seja uma peça por cabide. A dica é, se for possível, utilizar os cabides de veludo, que além de serem finos e ocuparem menos espaço, eles evitam que as roupas escorreguem. Nunca utilize elástico de plástico nas pontas dos cabides, pois eles podem derreter e danificar as roupas.
5) Saias, shorts e bermudas
Se tiver espaço no cabideiro, o ideal é que sejam pendurados em cabides com presilhas. Se não for possível, podem ser dobrados e colocados na gaveta ou em prateleiras.
6) Vestidos
Os vestidos podem ser pendurados em cabides e os mais longos podem ficar na parte do armário que tenha mais altura. Caso não tenha essa disposição no guarda-roupa, deixe-os dobrados ao meio. Importante ressaltar que o ideal para vestidos com tecidos pesados (moletom, canelados, com pedrarias) é que eles sejam dobrados e guardados em gavetas ou prateleiras, pois eles podem danificar se pendurados por causa do peso.
7) Biquínis
Os biquínis podem ser organizados em uma caixa ou em gavetas, em conjunto ou separados, conforme o seu gosto. Se forem organizados em conjunto, utilize saquinhos de organza, que além da praticidade e da estética, permitem a circulação do ar, evitando assim que se danifiquem e mofem. O biquíni com sutiã de bojo, não deve ser dobrado para não amassar e danificar.
Siga estas dicas e aproveite os benefícios da organização no seu dia a dia. Além de ganhar mais espaço no armário, você terá muito mais facilidade na hora de escolher o seu look, pois as peças estarão mais visíveis e acessíveis.
R7