Paysandu derrota Tuna Luso por 4 a 1 e é campeão
Em uma partida emocionante, na qual brilhou a estrela do atacante Gabriel Barbosa, o Paysandu derrotou a Tuna Luso por 4 a 1, neste domingo (23) no estádio da Curuzu, em Belém, e conquistou o bicampeonato do Paraense.
A partida, transmitida ao vivo pela TV Brasil, foi de grande superação do time da casa, que perdeu a partida de ida por 4 a 2, mas que venceu graças à grande atuação do atacante Gabriel Barbosa, que marcou em três oportunidades. Com este caneco, o Paysandu chega ao total de 49 estaduais em sua história.
De volta a uma decisão estadual após 15 anos, e com o objetivo de sair de uma fila de 33 anos sem títulos paraenses, a Águia Guerreira abriu o placar cedo, dando a impressão de que não deixaria escapar a tão desejada conquista. Logo aos 4 minutos o juiz marcou pênalti, após o atacante Nicolas tocar a bola com a mão dentro da área. Paulo Rangel deslocou Victor Souza e fez.
Aos 14 minutos o Papão conseguiu responder, ao empatar em bela trama coletiva. Paulinho encontrou Marlon, que deixou Igor Goularte em condições de bater cruzado.
Mas, um pouco antes do intervalo, aconteceu um lance que mudou o rumo da partida. Neto cometeu falta em Marlon e foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Com um homem a mais, e precisando marcar gols para ficar com o título, no início da etapa final o técnico Itamar Schulle decidiu colocar homens de frente, entre eles Gabriel Barbosa, o Gabigol do Papão.
Dois minutos após sua entrada, aos 19, o atacante recebeu de Ari Moura e chutou para virar. Dez minutos depois, o goleiro da Tuna falhou na saída, Gabriel o driblou e chutou para o gol vazio e fez 3 a 1. Com este resultado, a decisão iria para a disputa de pênaltis.
Mas o faro de gol de Gabriel Barbosa estava calibrado, e, aos 34 minutos, o atacante recebeu na área, girou em cima de um defensor e marcou o gol do título Paraense.
Fortaleza segura empate e conquista Campeonato Cearense
O Fortaleza conquistou o título do Campeonato Cearense neste domingo (23), ao empatar em 0 a 0 com o Ceará no Castelão. O Leão do Pici tinha a vantagem do empate na decisão por ter feito a melhor campanha na competição.
Esta é a 44ª conquista estadual da história da equipe comandada pelo técnico argentino Juan Vojvoda, que também garantiu o terceiro tricampeonato Cearense.
Ao contrário do que se poderia esperar de uma decisão entre Fortaleza e Ceará, o primeiro tempo do confronto foi de poucas oportunidades de lado a lado. Precisando de gols para buscar o título, na etapa final o técnico Guto Ferreira colocou mais jogadores de frente em campo. Porém, o maior número de atacantes não levou aos gols necessários. Com isso, o Leão garantiu o caneco com o 0 a 0.
Náutico derrota o Sport e leva o Campeonato Pernambucano
O Náutico venceu o Sport neste domingo (23) por 5 a 3 nos pênaltis e conquistou o 23º título do Campeonato Pernambucano. No tempo regulamentar mais acréscimos, o clássico terminou empatado por 1 a 1. A partida foi disputada nos Aflitos, no Recife. Já no jogo de ida da final houve empate de 1 a 1. Com o placar agregado de 2 a 2, se fez necessário as cobranças de pênaltis. Com o êxito nelas, o Náutico encerrou um jejum de 53 anos sem ganhar o rival em decisões. A última vez foi em 1968.
Nas penalidades, o Timbu obteve 100% de aproveitamento com Jean Carlos, Vinicius, Hereda, Giovanny e Kieza. Já Igor Maidana, Mikael e Tréllez converteram para o Leão da Ilha do Retiro. O atacante Marquinhos acabou desperdiçando para os visitantes.
Com o troféu da atual edição, o Náutico diminuiu a diferença de títulos de campeão estadual em relação aos seus principais rivais em Pernambuco. O Sport é o maior vencedor do estado, com 42 conquistas, seguido do Santa Cruz, que tem 29.
O Clássico dos clássicos começou bastante truncado, com as duas equipes lutando muito lance a lance. A primeira oportunidade de gol saiu dos pés dos donos da casa. Após finalização do atacante Kieza, aos 18 minutos, o zagueiro Igor Maidana salvou em cima da linha. Na sequência, aos 34, o meio-campista Jean Carlos bateu escanteio bem fechado, provocando defesa do goleiro do rubro-negro Maílson, que evitou o gol olímpico.
Apesar da dificuldade de assustar o adversário, o Náutico realizou as melhores jogadas durante o primeiro tempo.
No segundo tempo, as duas equipes permaneceram sem incomodar muito. Porém, aos 26, o Náutico quase abriu o placar. Primeiro em uma cabeça de Kieza que tocou na trave. Na sequência, Maidana mais uma vez tirou em cima da linha, na finalização de Jean Carlos.
O time mais ousado na partida foi premiado aos 32 minutos, quando o artilheiro Kieza bateu forte, indefensável para o goleiro Maílson. Aos 41, foi a vez de Mikael empatar para os rubro-negros, após assistência de Toró. Final de jogo: Náutico 1, Sport 1.
A atual edição do Campeonato Pernambucano terminou com o atacante Kieza, do Timbu, com 10 gols marcados, na artilharia da competição.
Avaí vence Chapecoense e sai na frente na decisão do Catarinense
O Avaí saiu na frente na decisão do Campeonato Catarinense, após derrotar a Chapecoense por 2 a 1, neste domingo (23) no estádio da Ressacada, no jogo de ida. O título será definido na próxima quarta-feira (26), quando as equipes voltam a se enfrentar, mas agora na Arena Condá. Na decisão, a Chapecoense fica com o título caso haja igualdade na soma dos placares das partidas.
Após um primeiro tempo sem gols, no qual surgiram poucas chances claras, o Avaí abriu o marcador aos 19 minutos, em cobrança de falta do meio-campista Lourenço.
Porém, aos 32, a Chapecoense deixou tudo igual. Após receber passe de Mike, Anderson Leite chutou muito forte para superar o goleiro Gledson.
Mas aos 49, já no último lance da partida, o Leão da Ilha garantiu a vitória de 2 a 1 com Vinícius Leite, que chutou forte para superar Keiller após a defesa da Chapecoense afastar mal.
Grêmio empata com o Inter e conquista tetracampeonato do Gauchão
O Grêmio empatou neste domingo (23) com o Internacional por 1 a 1 e conquistou o tetracampeonato Gaúcho. O GreNal 432 foi disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O placar agregado da final terminou 3 a 2 para os tricolores, já que o confronto de ida tivemos a vitória dos gremistas por 2 a 1.
Apesar da conquista, o Inter segue como o maior campeão do Rio Grande do Sul, com 45 títulos. O Grêmio vem na sequência, somando 40 taças.
O início do jogo foi marcado pelas duas equipes se estudando, dando impressão de uma certa lentidão. O confronto esquentou apenas aos 38 minutos, mas não por causa de chance de gol ou bela jogada, mas sim devido as expulsões do lateral-direito Rafinha, do Tricolor, e do atacante Yuri Alberto, do colorado, após se desentenderem no gramado.
Na sequência, o Inter incomodou em um chute do lateral-direito Rodinei aos 45, que provocou defesa do goleiro gremista Brenno. Mas foi o time comandando pelo técnico Tiago Nunes que abriu o placar nos acréscimos, aos 51, em chute rasteiro do atacante Ferreira no canto esquerdo do goleiro Marcelo Lomba, que se esticou, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse.
No segundo tempo, o Inter buscou ser mais agressivo, enquanto o Grêmio optou pelo contra-ataque. Após muita luta, os colorados empataram em cabeçada de Rodrigo Dourado, aproveitando cruzamento preciso de Moisés aos 21.
Em seguida, o Inter partiu para cima, mas foi o Grêmio que conseguiu mais espaços no contragolpe. O lateral-direito Vanderson acertou a trave aos 36 e Ferreira, aos 38, saiu cara a cara com Marcelo Lomba, que efetuou a defesa. O atacante Ricardinho ainda perdeu sozinho, na grande área, chutando para fora aos 47. Final de jogo: Grêmio 1, Internacional 1.
Real Noroeste bate o Rio Branco e conquista o Capixaba pela 1ª vez
O Real Noroeste venceu neste domingo (23) o Rio Branco de Venda Nova por 8 a 7 nos pênaltis e conquistou o seu primeiro Campeonato Capixaba. O confronto foi realizado no estádio Olímpio Perim, na cidade de Venda Nova do Imigrante. No tempo regulamentar mais acréscimos, a disputa terminou em igualdade de 1 a 1. Como o jogo de ida também terminou empatado (0 a 0), foi necessário as batidas de pênaltis.
Capone, Aloísio, Lucas Rex, Kel Baiano, Gian Carlos, Luquinha, Italo e Ailton converteram para o Real Noroeste. Enquanto Gustavo Tonoli, Henrique Tiririca, Anderson, Teco, Waschington, Wesley Dias e Daniel Felipe fizeram para o Brancão Polenteiro. Por outro lado, três cobranças foram desperdiçadas, a de Leomir e de Canário, do Rio Branco VN e a de Jarles Baiano, do Real.
Além do título inédito, o Real Noroeste terá um calendário movimentado em 2022, já que garantiu vagas na fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro e na primeira fase das Copas Verde e do Brasil em 2022.