Chico Araújo
E finalmente, depois de seis anos, vamos novamente ter um BaVi decidindo o Baianão.
No sábado, com time reserva, o Bahia atropelou o Jequié na Arena Fonte Nova, com direito a hat-trick do colombiano Oscar Stupiñán. Ele marcou três vezes na goleada por 4×1.
O jogador desencantou no Baianão e pediu passagem no time do técnico Rogério Ceni. O Bahia dominou completamente a partida e não encontrou dificuldades para abrir 3×0 com Stupiñán fazendo gols de cabeça e com os pés, o último dele com um giro na pequena área. O quarto gol foi marcado por Ratão.
O Jequié descontou com Medina já no final da segunda etapa. Teve um lance no apagar das luzes que chamou a atenção. O goleiro Adriel tentou sair com a bola, mas marcou bobeira e por pouco o Jipão não faz o segundo. O goleiro ficou cabisbaixo, mas os colegas chegaram junto e a torcida também deu uma força.
O Bahia vai agora para a disputado do bicampeonato, que seria o 51º título estadual.
O resultado foi bom, já que o tricolor tinha vencido a primeira partida, em Jequié, por 1×0. O técnico Rogério Ceni falou sobre a importância do tempo para trabalhar.
– ROGÉRIO CENI – Vou tentar sempre colocar o melhor time que eu tenho. É uma final, jogo importante, vamos tentar sempre usar o melhor. Pretendemos usar o que a gente tem de melhor nos dois jogos… O clássico é sempre especial. Vamos tentar fazer nosso melhor. Precisamos vencer para tentar uma classificação em primeiro na chave. Temos quatro dias de intervalo de um jogo para outro, sem viagens, acho que podemos nos preparar bem para esse jogo. Vamos fazer nosso melhor.
+++
E Ontem, com muita festa nas arquibancadas, o Vitória confirmou também a classificação à final. E olha que o rubro-negro ficou seis anos fora da decisão. O último título estadual tem sete anos. Por isso, muita comemoração.
O Barcelona de Ilhéus tinha perdido a primeira partida por 2×0, no estádio Mário Pessoa e chegou bem organizado, saindo na frente, com 1×0, gol de Jadson, na primeira etapa.
O intervalo teve pagação do técnico Léo Condé, que fez correções na equipe
-LÉO CONDÉ – Nossa equipe jogou bem abaixo do que normalmente joga. Erramos muito. Não fizemos as melhores escolhas quando tinha a bola, aceleramos nos momentos errados, marcamos mal na fase defensiva. Isso tudo foi corrigido no intervalo. Conversamos sobre tudo isso, demos uma sacudida no vestiário e voltamos para o segundo tempo dentro do padrão que normalmente nossa equipe joga.
O time voltou mais organizado e teve um pênalti a seu favor. O juiz Diego Pombo Lopez nem foi ao VAR, apesar das reclamações da equipe de Ilhéus, que ficou na bronca.
Osvaldo empatou. Camutanga virou, Alerrandro ampliou e Matheus Gonçalves transformou em goleada. Vitória de virada de volta à final do Baianão.
Os jogos estão amrcados para os dias 31 desse mês, no Barradão e sete de abril, decisivo, na Arena Fonte Nova, já que o Bahia teve melhor campanha ao longo da competição.
Pode anotar na agenda que os jogos decisivos terão transmissão ao vivo e exclusiva da TVE.
+++
Quer mais BaVi, na quarta-feira as equipes se encontram pela Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova. O Bahia é líder do grupo B, o Vitória terceiro colocado do Grupo A. A partida é vista como um tira-gosto para a final do Baianão.
O tricolor deve ir com o time completo e vai ter o apoio da torcida, que é única.
E esse ano ainda tem garantidas mais duas partidas do Brasileirão da Série A, mas podem acontecer mais encontros, tanto na Copa do Brasil, como também na própria Copa do Nordeste, caso as equipes avancem à final.
+++