Os consumidores São Paulo aproveitaram o movimento de melhora da economia brasileirae foram às compras na primeira quinzena do mês de dezembro.
De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (18), pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o movimento de vendas do comércio paulistano cresceu média de 4,7% nos primeiros 15 dias deste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O aumento maior, de 6,5%, foi registrado nas compras a prazo. A entidade classifica a melhora das vendas em prestações como reflexo do aumento da massa salarial, queda nos juros e alongamento das parcelas.
As comercializações à vista, por sua vez, cresceram 2,8%. Segundo a ACSP, a alta foi guiada também pela queda da inflação de preços ao consumidor, que aliviou o orçamento das famílias.
O presidente da entidade, Alencar Burti, classifica a melhora do setor às vésperas do Natal com um “crescimento satisfatório”. Para ele, no entanto, a alta representa somente uma recuperação parcial das perdas registradas em 2016, quando o varejo apresentou queda de 7,2% nos primeiros 15 dias de dezembro.
R7