As vendas do varejo reagiram com ajuda da Black Friday em novembro de 2018. A informação é da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta terça-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado foi a segunda maior alta na série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000. Houve crescimento de 2,9% frente a outubro do mesmo ano.
A alta interrompeu duas taxas negativas consecutivas — de -1,1% em outubro e -0,7% em novembro. Para a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o resultado de novembro compensou a queda. “A recuperação fica evidente não só pela taxa expressiva, mas pelo perfil predominantemente positivo entre as atividades”.
Os artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%) foram os que tiveram maior volume de vendas em novembro. Os móveis e eletrodomésticos também tiveram vendas expressivas, com crescimento de 5%, seguidos dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%). Todos estes itens foram beneficiados pelas promoções anunciadas durante a Black Friday.
Em comparação com novembro do ano anterior, as vendas no varejo também mostraram melhor desempenho, com taxa de 4,4%.
Neste cenário, os artigos de uso pessoal e doméstico (16,9%), os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,8%) foram os que mais influenciaram a taxa do período.
Vendas pelo Brasil
A Bahia foi o estado que teve maior volume de vendas em novembro de 2018 (8,7%), seguida de Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%). Das 27 unidades da federação, apenas duas registraram recuo nas vendas no período: Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%).
R7