O verão acabou? Verdade. Mas o sol continua lindo e radiando lá fora, graças a Deus. E, por isso, precisamos continuar a utilizar o protetor solar.
Muita gente (e muita mesmo) pensa que só precisamos usar protetor quando vamos para praia e esquecem que estamos expostos aos perigos dos raios UV o tempo todo: andando na rua, com braço no volante quando dirigimos, no parque, quando trabalhamos no computador…e a lista é infinita.
Além de nos cuidarmos, nós, adultos, precisamos dar atenção especial as crianças, pois os danos da exposição solar são cumulativos. Uma pesquisa recente encomenda pela Sundown, realizada pelo Ibope, com 1000 mulheres, de 25 a 60 anos de idade, no Brasil, revelou que 57% das mães aplica protetor solar em seus filhos apenas de vez em quando. Apenas 5% delas passam filtro nos pequenos vão eles vão à escola.
A pediatra Sabrina Battistella ressalta que é “necessário criar consciência para o fato de que o uso constante de proteção solar no dia a dia é essencial para prevenir doenças e danos a longo prazo, e o hábito deve começar na infância”.
Dano na pele vai acumulando
Não pode brincar com isso gente, pois a cada três canceres que ocorrem no Brasil, um é de pele. De acordo com a especialista, a prevenção nos primeiros 18 anos de vida, por exemplo, poderia reduzir em 78% o risco do câncer não melanoma. Já que o dano é cumulativo.
— A exposição solar é acumulativa e, antes mesmo dos 18 anos, é responsável por 50 a 80% dos danos à pele. Fui na praia e torrei, o dano fica e vai me acompanhar. Não zera. Vai aumentando, e vai aumentando a chance de ter câncer de pele.
Como fazer as crianças usarem filtro?
A dica da pediatra é usar brincadeiras para introduzir o produto no dia a dia da criança. “No começo, como qualquer hábito, é mais complicado, mas depois aquilo vai fazer parte do dia a dia”.
Ah, saiba também que, além de passar o produto, você precisa usar na quantidade certa, para não errar, veja a regrinha da SBD (sociedade Brasileira de Dermatologia):
Rosto, cabeça e pescoço: 1 colher de chá
Braços: 1 colher de chá para todo braço direito e outra para o esquerdo.
Pernas: 2 colheres de chá para cada uma.
Tronco: 1 colher de chá para a parte da frente e outra para a parte de trás
R7