Ao participar como comentarista do programa Giro das Onze, da TV 247, edição desta terça -feira (29), a vereadora eleita Aladilce Souza (PCdoB) chamou atenção para o crescimento tímido das mulheres na política a partir do resultado das eleições municipais. Apenas duas capitais elegeram prefeitas, Aracaju (SE) e Campo Grande (MS). Para as câmaras municipais o crescimento foi de 2%, passando de 16% para 18%, apesar das mulheres representarem mais da metade da população e, consequentemente, do eleitorado.
“Aqui em Salvador passamos de 8 para 9, uma presença bem aquém da nossa força na sociedade, e foi isso que me estimulou a me candidatar a este quinto mandato. Precisamos criar políticas públicas de redução das desigualdades, inclusive buscando a equidade de gênero nos espaços de poder”, frisou. E observou que se as mulheres se acomodarem esperando pelo ritmo atual de crescimento, a paridade só virá em 134 anos, “ou seja, daqui a cinco gerações”. O levantamento é do Fórum Econômico Mundial, que traçou o Relógio da Igualdade.
No programa, apresentado pela jornalista Andrea Trus, Aladilce destacou o exemplo da capital paulista, onde foram eleitas 20 vereadoras em 55 cadeiras. “Espero que esse resultado inspire o eleitorado de outros municípios, inclusive aqui de Salvador”. Além da vereadora eleita, participaram como comentaristas o advogado e professor Marcelo Uchôa e o deputado Simão Pedro (PT/SP).