Quando se fala em casamento, a grande maioria das mulheres já fica ansiosa para descobrir como será o look da noiva. Afinal, como não achar bonito, uma noiva com seu vestido branco e longo, grinalda e ainda com o seu clássico véu de noiva, não é mesmo?
Basicamente, o visual tradicional de casamento, no caso das mulheres, é composto por detalhes. O principal deles, aliás, é o véu de noiva. Este, inclusive, se trata de um acessório charmoso e simbólico, que carrega significados acumulados por diversas culturas.
Por ser tão tradicional, e também por ser bastante desejado pelas noivas, nós, do Área de Mulher, decidimos te ajudar a escolher e a entender mais sobre este acessório. Até porque ele conta com diversos estilos e tamanhos diferentes, e com uma origem bem interessante também.
De onde surgiu a tradição de se usar véu?
A priori, a tradição de se usar véu em casamentos, começou na Grécia antiga. Basicamente, esse hábito se tornou comum entre as noivas gregas, justamente por elas acreditarem que o véu de noiva era um acessório de proteção. Na verdade, elas acreditavam que o véu poderia proteger a noiva de mau olhado.
Até porque, para os gregos, as noivas eram um alvo principal de maus espíritos. E, por conta disso, elas deveriam ficar escondidas através de seu véu, o qual tampava o seu rosto durante a cerimônia.
Não demorou muito, contudo, até que os romanos também adotassem o costume do véu de noiva. A partir de então, eles levaram a tradição para inúmeros outros lugares, já que eles se tratavam de um povo de inúmeros domínios territoriais.
Sobretudo, em cada geração, esse costume seguiu de uma forma. Diferentemente da Grécia, na Europa da Idade Média, o véu passou a ser usado como sinônimo de nobreza.
Ou seja, apenas as mulheres casadas pertencentes à elite poderiam usar o acessório. Inclusive, nessa época, o tamanho do véu de noiva era proporcional à riqueza da família. Portanto, as camponesas não podiam usar esse acessório.
O que o véu de noiva significa?
Primeiramente, vale destacar que o significado do véu de noiva pode variar de geração para geração, e de costumes culturais para costumes culturais Como por exemplo, tanto na Grécia quanto na Itália, a peça era usada como uma proteção contra a inveja e os maus espíritos. Isso, aliás, já mencionamos no início.
Hoje em dia, o significado pode variar muito. Até porque, para algumas noivas, o véu é somente mais um acessório.
Inclusive, por se tratar de um acessório, é comum que algumas mulheres procurem dar um toque pessoal em seus véus. Ou seja, tentam combinar a peça com sua personalidade e, claro, com o modelo do vestido e com o estilo de casamento que será feito.
Véu x Mantilha
A priori, a principal diferença entre o véu e a mantilha é o fato de que o véu é confeccionado em tule. A mantilha, por outro lado, é produzida inteiramente em renda. Por isso, é normal que a mantilha seja bem mais pesada que o véu.
Uma outra diferença que podemos destacar é o fato de que a mantilha, ao contrário do véu, simboliza humildade, beleza e a pureza da noiva. Além do mais, tradicionalmente, esse acessório é posicionado rente ao rosto da noiva.
O véu, por outro lado, mesmo que cubra o rosto da noiva, fica preso mais atrás da cabeça. E, normalmente, é fixado por um acessório de cabelo.
Contudo, seja lá qual for sua escolha, um detalhe importante na hora de mandar confeccionar esses acessórios é cuidar para que os materiais sejam leves e fluidos. Até porque tecidos pesados podem causar desconforto durante a cerimônia, e talvez até desmanchar o penteado da noiva. Portanto, sem exageros!
O que é a grinalda?
A priori, a grinalda é qualquer acessório de cabelo que a noiva use. Seja uma coroa, uma tiara, um pente ou uma presilha, por exemplo.
Basicamente, o objetivo principal da grinalda é unir o véu ao penteado. E claro, garantir que tudo fique no lugar até o final da cerimônia.
Sobretudo, para escolher a sua peça, nós indicamos que você pense na conexão do penteado com o véu ou mantilha e, claro, com o vestido. Até porque esse conjunto deve ficar em harmonia.
Dicas para acertar na escolha
A primeira dica é você equilibrar o seu look. Ou seja, se você escolher um vestido todo rendado, por exemplo, o ideial é que procure por um véu mais liso.
Outra dica que também podemos destacar é pensar no comprimento do vestido em relação ao véu. Basicamente, um véu muito longo pode não combinar muito com um vestido curto, por exemplo. Inclusive, nesse caso, nós apostamos que um voilette ou um véu de noiva curto pode ser mais interessante.
Apesar das nossas dicas, é importante que você saiba que não existem regras. O importante, acima de tudo, é que você se sinta valorizada, linda, confortável e, claro, que se sinta bem com o seu véu de noiva.
Tipos de véu de noiva
1- Véu longo ou catedral
A priori, se você está em busca de um look imponente, com vestidos mais elaborados e com um toque mais imperial, nós indicamos que você use esse tipo de véu. Basicamente, esse véu possui em torno de 3 e 5 metros de extensão. Inclusive, ele é o mais indicado para casamentos noturnos.
2- Véu ponta de dedo
A princípio, como o próprio nome já diz, esse véu é caracterizado pelo seu comprimento. Ou seja, ele vai até a ponta dos dedos das mãos da noiva.
Sobretudo, esse véu é um modelo mais versátil. Por isso, combina com diversos modelos de vestidos e também com qualquer tipo de cerimônia.
3- Véu cotovelo
Se você quer algo mais confortável, esse véu de noiva pode o mais indicado. Até porque ele pode ser mais fácil para caminhar. Isso porque o véu cotovelo tem um tamanho médio, cerca de 65 cm de comprimento, e costuma ficar na altura da cintura.
Vale ressaltar que esse tipo de véu combina muito com cerimônias ao ar livre, mini weddings e casamentos menos tradicionais. Contudo, ele pode não ficar tão legal com vestidos de cauda longa.
4- Véu de noiva curto
Basicamente, se você quer ficar mais despojada, use esse modelo de véu de noiva que vai até a altura dos ombros.
Além de super moderno, ele ajuda a dar destaque para o seu rosto. Esse modelo, inclusive, fica lindo com vestidos tomara que caia e com vestido de noiva mais curtos.
5- Voilette
Sabe aqueles véus de casamentos de realeza britânica? São exatamente esses.
Basicamente, esse tipo de véu possui um ar mais vintage, e não passa da altura do queixo. Inclusive, eles podem ser usados para cobrindo o rosto da noiva, por inteiro ou apenas uma parte.
Além disso, pode ser usado com vestidos sofisticados e ecléticos.
R7