Foi preso nesta segunda-feira (28) pela Polícia Federal, Adriano Paca (PSD) vice-prefeito eleito na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste da Bahia. Ele foi alvo da Operação Vigilante, deflagrada para desmontar um esquema de desvio de recursos federais do transporte escolar no município. O prejuízo estimado aos cofres públicos é R$ 3 milhões.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da PF, Adriano estava foragido e com prisão preventiva decretada. Ele será encaminhado ao presídio da cidade de Vitória da Conquista, também no sudoeste do estado.
Ainda nesta segunda, o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, ex-assessor do ex-ministro Geddel Vieira Lima, se apresentou na Superintendência de Polícia Federal na Bahia, localizada na Avenida Oscar Pontes, no bairro de Água de Meninos. Segundo a assessoria da PF, Leonardo é investigado na operação. Na sexta-feira (25), quando a operação foi deflagrada, ele seria alvo de condução coercitiva, mas, segundo a PF, não foi localizado porque estava em viagem.
A PF informou apenas que ele foi interrogado sobre os fatos da Operação Vigilante. O órgão não disse qual seria o envolvimento de Leonardo no esquema. Após ser ouvido, segundo a PF, ele foi liberado.