A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Senac, encerrou as aulas de mais uma turma do curso de Bombons e Trufas. A capacitação, com 30 alunos, foi realizada através do projeto Vida Nova Cursos de Qualificação no Restaurante Popular de Pau da Lima.
Com carga horária de 20 horas, o curso de Bombons e Trufas foi iniciado com aula teórica e entrega dos materiais, seguido de aulas práticas de terça a sexta-feira. Para o curso foram ofertadas aulas pela manhã e à tarde e todas aconteceram na cozinha-escola do Restaurante Popular de Pau da Lima.
“Essa é uma das vertentes dos Programa Vida Nova que mais nos traz satisfação, pois a cada aluno formado vemos a possibilidade real de transformação e mudança de vida, de superação da condição de pobreza e extrema pobreza, através da geração de trabalho e renda. A cada conclusão vemos a esperança renascer no semblante de cada pessoa, e assim nos motivamos a continuar na implementação da política pública de assistência social, que gera desenvolvimento para a população”, declarou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Na turma matutina, o único aluno homem, Wesley Lima, estava participando ativamente da aula prática e colocando as ‘mãos na massa’. Ele, que é uma pessoa com deficiência, realizou a formação junto com a mãe, Regina, que também era uma das alunas da turma.
Em conversa com mãe e filho, Wesley e Regina relataram o sentimento de estarem concluindo mais um curso juntos, já que anteriormente fizeram a capacitação em preparação de acarajé. “Para mim, é um prazer estar participando do que a Sempre está proporcionando para as pessoas, mães de filhos com deficiência. Para quem um dia viveu sem nem ouvir falar em inclusão, hoje sou grata por ele estar participando de um curso de bombons e trufas, e já participou do curso de cozinheiro também. Não fizemos faculdade, mas hoje tenho um filho formado e eu luto para que ele seja incluído na sociedade”.
No último dia de aula, para mostrar o que aprenderam, os alunos produziram diversas trufas e bombons para finalizar a qualificação da melhor forma. Com muito sabor e chocolate, fizeram muitas unidades com recheios mais comuns, como brigadeiro, coco e chocolate branco, até os recheios mais excêntricos, a exemplo da mexicana, que na receita leva cravo moído, gengibre e pimenta, do jeito que o baiano gosta.
Vida Nova Cursos de Qualificação – Desde o ano passado, cerca de 1,5 mil alunos, de 17 a 75 anos, já participaram dos Cursos de Qualificação do Projeto Vida Nova. As atividades atendem aos assistidos dos Restaurantes Populares e de unidades socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas), Centros Pop, Unidades de Acolhimento, além de pessoas com deficiência e suas famílias atendidas pelas Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
Os Cursos de Qualificação acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, com carga horária que varia de 4h a 172h, nas instalações das instituições contratadas ou na cozinha-escola do Restaurante Popular de Pau da Lima. As aulas são oferecidas através da de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para cursos e oficinas nas áreas de beleza, comércio, conservação, zeladoria, comunicação, gastronomia, moda, produção de alimentos, saúde, informática, construção civil, entre outros.
Fotos: Vitor Santos/Sempre