As pessoas que sofreram amputação e que experimentam o que é conhecido como “dor de membro fantasma” podem se beneficiar de jogar um jogo de realidade virtual que simula o movimento de membros em falta, sugere um pequeno estudo.
A dor do membro fantasma é uma condição difícil de tratar que pode prejudicar seriamente a qualidade de vida dos pacientes. A dor do membro fantasma ocorre quando os amputados sentem sensações dolorosas que parecem estar vindo de membros que já não existem. Em cerca de um terço dos casos, a dor pode levar a má saúde mental e agravamento da deficiência.
No novo estudo, os investigadores criaram membros virtuais para 14 amputados dos braços através de uma tela de computador e, em seguida, permitiu-lhes a conduzir um carro de corrida virtual. As amputações ocorreram entre dois e 36 anos atrás. Os participantes do estudo não tiveram sucesso com outros tratamentos.
Os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre sua dor de membro fantasma após o novo tratamento e descobriram que a intensidade e a frequência da dor caíram de um terço para metade. Os participantes também relataram menos impacto da dor em suas atividades do dia-a-dia e seu sono. Os autores do estudo disseram que ainda precisam entender se as melhorias são devidas a um efeito placebo. Além disso, eles observaram que o desenho do tratamento pode impedir que ele ajude todos os amputados com dor fantasma membro.
Terra