A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, através da Vigilância Sanitária (VISA), participou nesta quarta-feira (18), do treinamento direcionado aos ambulantes que prestarão serviços no “Festival da Virada Salvador 2025”. A capacitação, que contou com a presença dos trabalhadores já cadastrados, aconteceu no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, no bairro de Itapuã, e foi organizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP).
A ação reforça a cultura da prevenção à saúde através do manejo de comidas e bebidas para evitar surtos de agravos, além de garantir o bem-estar, tanto do trabalhador, quanto dos foliões presentes no evento. Na ocasião, os ambulantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os cuidados sanitários que devem ser adotados para comercialização de bebidas em via pública, como as regras para acondicionamento dos produtos, a temperatura adequada de conservação e como evitar contaminação cruzada, que acontece devido à falta de higiene nos utensílios utilizados.
“Todos os anos intensificamos os trabalhos de educação em saúde, no intuito de qualificar estes trabalhadores. Orientamos e esclarecemos todas as dúvidas, já que a educação e a prevenção, andam juntos. Com estas iniciativas, esperamos que o festival aconteça de forma tranquila, sem ocorrências, sendo um momento de descontração e finalização de mais um ano para nossa população soteropolitana”, pontua Andréa Salvador, Diretora da Vigilância da Saúde.