A Prefeitura de Salvador promove entre os dias 7 e 28 de setembro em cinco espaços culturais da cidade, de forma alternada, o projeto “Visita Azul”, voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Gratuita, a iniciativa é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de proporcionar ambientes culturais inclusivos para este público.
As atividades acontecem nos espaços Carybé e Pierre Verger, Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música e Casa do Carnaval, que contarão com ambientes adaptados e mediadores para atender às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, caracterizado por uma série de condições que envolvem algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem, além de interesses e atividades únicas realizadas de forma repetitiva pelo indivíduo.
O projeto começa nesta quinta-feira (7), na Cidade da Música, localizada na Praça Cayru, no Comércio. Na próxima quinta (14), o evento acontece no Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte de São Diogo, no Porto da Barra. Já no dia 21, será a vez da Casa do Rio Vermelho receber o projeto. Por fim, no dia 28, a ação será realizada na Casa do Carnaval, que fica na Praça Ramos de Queiroz, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé. As atividades começam sempre às 14h.
A coordenadora dos equipamentos da Secult, Camila Brito, destaca a importância, para o público com TEA, desta experiência de conhecer os espaços culturais. “Acredito que, para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é fundamental ter esse acesso à cultura da Bahia. Também é a construção de uma identidade”, afirma.
Agendamento – Para participar da “Visita Azul”, os interessados devem agendar por telefone ou via WhatsApp. Quem estiver interessado em conhecer a Cidade da Música deve entrar em contato pelo número (71) 99622-9020. Já nos espaços Carybé e Pierre Verger, o agendamento é através do contato (71) 99621-8742. Na Casa do Rio Vermelho, a visita deve ser marcada pelo contato (71) 99626-1036 e, na Casa do Carnaval, através do número (71) 99958-0088.
Foto: Lucas Moura / Secom PMS