Um verdadeiro sucesso de público, que já acumula um marco de mais de 50 mil visitantes, a exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil” segue até o dia 16 de fevereiro com intensa programação no Museu de Arte Moderna da Bahia. Nesta sexta-feira (24), às 16h, acontece o lançamento do catálogo que reúne os registros do acervo histórico de seis décadas do Teatro Vila Velha, que estão na exposição. A publicação, iconográfica e textual, inclui fotografias, imagens de cartazes, de figurinos, dos programas originais das produções, entre inúmeros outros documentos. Por todo esse conteúdo, a obra é uma fonte de estudo e pesquisa para entender a história das artes no Brasil.
O catálogo narra o percurso do Vila desde quando o teatro ainda era um projeto, investigando as experiências que o transformaram em espaço das artes, sintonizado com os grandes debates de seu tempo. Faz isso contextualizando o Vila nos momentos históricos que atravessou. O engajamento do Vila na defesa das classes subalternizadas e das causas sociais ganha destaque na exposição. Soma-se a isso a participação ativa no movimento pela Anistia, no final dos anos 1970, e seus desdobramentos, como ter sido o lugar escolhido para os julgamentos dos processos post mortem de Carlos Marighella e Glauber Rocha, absolvidos de crimes imputados pelo regime militar e cujas famílias, nas mesmas sessões, receberam pedidos formais de desculpas do Estado brasileiro. Estas e uma série de outras memórias estão presentes na publicação.
O lançamento em formato virtual também será feito através da plataforma Issuu, no endereço https://issuu.com/
Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação, acesse o instagram @teatrovilavelha e o site www.teatrovilavelha.com.br e acompanhe as novidades.
O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do catálogo da exposição Vila Velha, por Exemplo: 60 Anos de um Teatro do Brasil.
Quando: Dia 24 de janeiro (sexta-feira), às 16h.
Onde: no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), Avenida Contorno, Salvador.
Quanto: entrada gratuita.
Lembrando que a temporada da exposição se estende no MAM até o dia 16 de fevereiro e pode ser conferida de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, também com entrada gratuita.