Começou acelerada a disputa por quem avança para a semifinal da Copa do Nordeste. Em jogo movimentado no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, na noite desta quarta-feira, o Vitória bateu o River-PI por 3 a 2 e conquistou uma boa vantagem no jogo de ida do Nordestão. Para vencer, a equipe baiana contou com uma noite inspirada da dupla Kieza e David, responsável por dois gols. Alan Costa também marcou para o Vitória. Brizuela e Negueba descontaram para o Galo.
Com o resultado desta noite, o Vitória joga por qualquer empate na partida de volta para avançar. Como marcou gols na casa do adversário, o Leão também pode perder por 1 a 0 ou 2 a 1 que avança. Para se classificar, o River-PI precisa de qualquer vitória a partir de 4 a 3. Vantagem com mais de um gol de diferença também dá a classificação para o Galo. Novo 3 a 2 leva a disputa para os pênaltis. O jogo de volta está marcado para as 16h (horário de Brasília) de sábado, no Barradão, em Salvador.
Mesmo com dificuldade de colocar a bola no chão, River-PI e Vitória fizeram um primeiro tempo bem movimentado no Lindolfo Monteiro. Nem bem o jogo tinha começado, o Vitória abriu o placar aos 2 minutos, em arrancada de Kieza e chute forte no gol. O gol precoce dos visitantes não abalou o Galo que, aos 4 minutos, empatou com Brizuela. A partir daí, o River-PI ameaçou pressionar o Vitória pelo segundo gol, e teve como melhor oportunidade contra-ataque puxado por Viola que terminou em chute cruzado. Aos poucos, o Leão foi retomando o comando do jogo e criou boas chances de gols. Só não saiu com a vantagem por causa do goleiro Leandro.
O River-PI começou propondo o jogo na etapa final, mas logo veio um banho de água fria que diminuiu a força dos mandantes. Aos dez minutos, Alan Costa aproveitou cobrança de escanteio e marcou o segundo gol para o Vitória. A vantagem no placar animou o Leão, que teve seguidas chances de ampliar o resultado. Cleiton Xavier desperdiçou oportunidade em tentar de voleio. Em seguida, foi a vez de David cabecear mal em bola levantada na área. Aos 35 minutos, não teve jeito para o River-PI: Kieza avançou pela esquerda e deixou David livre para marcar o terceiro gol do Vitória. Mas não deu muito tempo para comemorar. Dois minutos depois, Negueba chutou e diminuiu para os mandantes. O gol animou o Galo, que buscou o empate quase sempre em jogadas de bola parada. As investidas, porém, não surtiram efeito e foi o Vitória quem assustou mais. Aos 47 minutos, Paulinho saiu frente a frente com o goleiro, tentou por cobertura e mandou para fora.
Informações do Globo Esporte-Ba
Cartões amarelos: David, Cleiton Xavier, Geferson e Fernando Miguel (Vitória); Brizuela, Leandro Silva e Humberto(River-PI)
Gols: Kieza, Alan Costa e David (Vitória); Brizuela e Negueba (River-PI)