Na manhã desta segunda-feira (22), professores e servidores do município entram em greve por tempo indeterminado. As duas categorias decidiram parar após tentativa de negociação com o poder público municipal, que ofereceu um percentual de reajuste zero para os trabalhadores. Sem acordo, eles decidiram, em assembleias, pela greve por tempo indeterminado. A Prefeitura fez um pronunciamento convocando a categoria dos servidores para negociação, a fim de evitar a greve.
Em nota, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV) rebateu o comunicado feito pela prefeitura local:
“O sindicato dos servidores públicos municipais de Vitória da Conquista Sinserv esclarece aos servidores públicos municipais e à toda sociedade conquistense que a nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista não traz qualquer argumento racional. De início, a nota veiculada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista afirma que após superar por dois quadrimestres seguidos gastos com pessoal que correspondam a 51.3% da RCL não é possível conceder reajuste salarial. Todavia, a própria nota da Prefeitura afirma que o município atingiu em apenas um quadrimestre, o que demonstra a absoluta possibilidade fiscal do Município conceder o reajuste, neste momento. Ademais, causa espécie que o Município não tenha estudado a Lei de Responsabilidade Fiscal em sua completude, posto que o artigo 22, parágrafo único, inciso primeiro, estabelece a possibilidade de revisão anual dos vencimentos, com a correção da inflação, mesmo quando ultrapassado o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, fica mais uma vez demonstrada a possibilidade financeira e fiscal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista conceder o reajuste, bem como a falta de respeito e valorização para com os servidores. Vamos à luta. Vamos à greve”
O Sindicato convocou os servidores para apresentar os seguintes pontos aceitos da campanha:
1° Reajuste salarial de 8, 84 % para toda categoria do nível 1 ao 7;
2º Alteração do incentivo para monitoras, indo de 200 reais para 300 reais;
3º Aumento de 8, 84 % Vale Alimentação;
4º Mesa Permanente para continuar discutindo uma Ajuda de Custo para os higienizadores e merendeiras.