A Série C é uma competição de tiro curto. A primeira fase tem apenas 19 jogos. Oito se classificam para a fase seguinte e quatro caem para a Série D. Na terceira rodada, o Vitória voltou a perder. Ainda não pontuou e vê a situação piorando a cada dia. Na noite desse domingo, o Leão caiu para o Ypiranga gaúcho, por 2×1. Jonh Lennon e Michel Renner marcaram para o Canarinho no Colosso da Lagoa, em Erechim. Quem diminuiu para o Leão foi Guilherme Lazaroni, que acabou expulso na segunda etapa.
Após três rodadas, o Canarinho venceu pela primeira vez na Série C. O time agora tem um triunfo, um empate e uma derrota: quatro pontos que o colocam na 13ª posição. Enquanto isso, o Vitória acumula apenas derrotas, não tem nenhum ponto somado, e aparece na zona de rebaixamento, em 18º lugar.
As duas equipes vão ter a semana livre e só voltam a campo no sábado, para a 4ª rodada da Série C. Às 17h (de Brasília), o Ypiranga visita o Paysandu na Arena Verde. Um pouco depois, às 19h, o Vitória recebe o Manaus, no Barradão.
Ypiranga e Vitória fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas as melhores chances de finalização foram dos mandantes. John Lennon chutou com perigo aos dez minutos, e João Vitor, em jogada de contra-ataque, quase abriu o placar aos 26. O lance pareceu um ensaio para o que viria a acontecer dez minutos depois, quando John Lennon balançou as redes. Ele foi acionado em velocidade nas costas da defesa e finalizou com precisão na saída de Lucas Arcanjo. O Rubro-Negro só respondeu nos minutos finais. Aos 43, Eduardo cobrou falta com perigo. Dois minutos depois, Alisson Santos criou grande chance, mas finalizou travado pela marcação. Nesse lance, a bola tocou no braço do defensor, mas nada foi marcado.
Os 45 minutos finais começaram com o Ypiranga melhor. O Canarinho teve pelo menos três boas chances para fazer o segundo gol, mas não soube aproveitar. Aí o “quem não faz, toma” entrou em ação e o Vitória chegou ao empate em lance improvável, aos 22 minutos. Alisson Santos chutou de longe, a bola ia para fora, mas o goleiro Allan foi conferir e espalmou a redonda nos pés de Guilherme Lazaroni, que mandou para o fundo das redes. O susto acordou o time da casa, que voltou a pressionar e quatro minutos depois chegou ao segundo gol.