Apenas três dias depois de empatar com a Ponte Preta em Campinas (SP), o Vitória já tem compromisso marcado pela Série B. Nesta quarta-feira (2), às 21h30, no Barradão, o Leão, vice-líder, recebe o lanterna da competição, o ABC.
A missão é retornar ao topo da tabela e, para que isso aconteça, existem dois cenários. Caso vença o jogo, o Rubro-Negro baiano precisa torcer por para que o Novorizontino não derrote o Juventude no Alfredo Jaconi, em partida que acontecerá no mesmo horário.
Um empate com o ABC, por outro lado, obriga o Vitória a torcer por dois resultados diferentes: derrota do Novorizontino e derrota ou empate do Sport, que recebe o Vila Nova na Ilha do Retiro, também no mesmo horário.
De qualquer forma, o torcedor rubro-negro que vai ao Barradão nesta quarta tem motivos para confiar no bom desempenho da equipe. O Leão não perde na Segundona há quatro partidas – três vitórias e um empate. Em casa, são 21 pontos conquistados em nove jogos – aproveitamento de 77,78%, o terceiro melhor da competição.
O histórico também pesa a favor. A última e única derrota do Vitória para o ABC em Salvador foi no dia 12 de abril de 2000, pela Copa do Brasil daquele ano. Desde então, o clube acumula quatro vitórias e seis empates contra o adversário desta noite.
Desfalques e retornos
Para esta partida, o técnico Léo Condé segue sem poder contar com Rodrigo Andrade, Osvaldo e Felipe Vieira, todos entregues ao Departamento Médico. O atacante Pablo Diogo, em transição física, é outro que não foi relacionado.
Por outro lado, o zagueiro Camutanga, que cumpriu suspensão diante da Ponte Preta, está de volta. Ele deve ser titular ao lado de Wagner Leonardo e Yan Souto.
Momento delicado
Enquanto o Vitória vive seu melhor momento dos últimos cinco anos, o ABC encontra dificuldades na Série B. Com apenas 13 pontos conquistados em 20 partidas, o time tem, neste momento, 84,9% de chances de rebaixamento. Os dados são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para a partida contra o Leão, o técnico Allan Aal não terá à disposição o goleiro Welligton, que precisou passar por cirurgia no ombro esquerdo ao cair por cima do braço no jogo diante do Londrina, no último sábado (29).
Em contrapartida, o meia Nathan Melo e o goleiro Michael, contratados na última semana, já estão regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e podem jogar.
FICHA TÉCNICA
Vitória x ABC
Série B – 21ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Michael Correira e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Pendurados no Vitória: Marco Antônio, Wagner Leonardo, Felipe Vieira, Dudu e Léo Gamalho
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Yan Souto, João Victor, Wagner Leonardo e Marcelo; Dudu e Gegê; Mateus Gonçalves, Léo Gamalho e Wellington Nem. Técnico: Léo Condé.
ABC: Simão; Gedeilson, Habraão, Genilson e Romário; Jean Patrick, Wallace e Matheus Anjos; Paulo Sérgio, Evandro e Wallyson. Técnico: Allan Aal.