A pimenta não é um alimento unânime. Tem quem ame e tem quem odeie. O fato é que ela é classificada como alimento funcional porque, além de possuir vários nutrientes, é rica em carboidratos e fibras alimentares, que ajudam a diminuir as taxas de gordura. Além disso, a pimenta é rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio.
De acordo com a nutróloga Ana Luisa Vilela, a pimenta é um alimento termogênico, antioxidante e rejuvenescedor já que atua na renovação celular. A médica explica que não existe uma quantidade mínima necessária por dia para que os benefícios sejam garantidos, mas existem contraindicações: “uma pessoa com acidez gástrica ou hemorroida, por exemplo, pode ser prejudicada pela acidez que a pimenta provoca, por isso esses pacientes devem usar a pimenta com devida orientação”.
A dica da nutróloga, para quem não tem restrições, é usar os diferentes tipos de pimenta como tempero, em pequenas porções divididas entre as refeições, para não haver exagero. “Além da presença da pimenta em pratos salgados, ela também pode ser consumida em doces, como no chocolate e brigadeiro com pimenta e em bebidas e coquetéis”, lembra Ana Luisa Vilela.
Você quer mais um motivo para colocar a pimenta no cardápio? Que tal a possibilidade de viver por mais tempo? Uma pesquisa da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, concluiu que comer pimenta no mínimo uma vez por mês pode reduzir a mortalidade em 13%.
Os pesquisadores acompanharam 16 mil pessoas por quase 20 anos e perceberam que quem tinha o hábito de comer pimenta, tanto fresca quanto em pó, foram menos suscetíveis às doenças do coração. Isso porque ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a controlar os níveis de colesterol.
De acordo com a Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o mesmo princípio que causa a ardência da pimenta, a capsaicina, é o que ajuda a proteger o coração. Esta substância também é capaz de aliviar dores musculares, dores de cabeça e artrite reumatoide. Ela normalmente é usada para a fabricação de emplastros, os famosos adesivos que aliviam as dores musculares.
Ainda de acordo com a Embrapa, a pimenta tem propriedades antioxidantes e bioflavonoides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.
R7