Quem tem o hábito de estalar as costas após um dia cansativo deve tomar cuidado, porque isso pode trazer prejuízos à coluna vertebral. De acordo o ortopedista especialista em coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Djalma Amorim Jr., a prática realizada com muita frequência ou de forma inadequada pode causar danos na coluna do indivíduo. “A longo prazo, pode levar a um desgaste nas articulações, desencadeando uma série de problemas como: tensão, edema e, em alguns casos, uma pequena lesão nas cartilagens articulares da coluna”, explica.
“Geralmente, a pessoa costuma estalar as costas para diminuir a sensação de rigidez ou tensão, só que essa prática pode prejudicar a coluna quando realizada com muita força ou sem os cuidados necessários. Além disso, se existir uma condição vertebral subjacente, isso pode agravar os problemas preexistentes”, alerta o ortopedista. Por isso, o recomendável é não estalar as costas com frequência. “Quem faz isso porque sente desconforto na coluna e quer aliviar a tensão nessa parte do corpo, é aconselhável buscar um médico especialista para identificar o problema e trazer soluções para evitar esse hábito”, orienta.
Djalma ainda destaca que a coluna vertebral é uma parte fundamental do nosso corpo, responsável por oferecer suporte, flexibilidade e proteção à medula espinhal. “No entanto, o estilo de vida sedentário e a falta de cuidados podem resultar em problemas como dores nas costas, lesões e até mesmo o surgimento de complicações mais graves, como hérnia de disco e degeneração da coluna”. O ideal é que o indivíduo mantenha uma prática constante de exercícios físicos e alongamentos que ajudem a melhorar a força, a flexibilidade e a postura. “Com esses hábitos, é possível garantir uma boa manutenção das articulações e da saúde como um todo”, afirma o médico.
O ortopedista Djalma Amorim Jr. é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.