Desde o lançamento, em agosto de 2022, até o final de março deste ano, o canal de WhatsApp disponibilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) para denúncias de vandalismo registrou 1.119 contatos feitos pela população. Destes, 476 foram denúncias, sendo 142 referentes a furtos e roubos a fios da rede elétrica, e 14 sobre vandalismo contra o patrimônio público.
O canal de denúncias tem como objetivo facilitar e incentivar registros de crimes contra o patrimônio público, a exemplo de furtos e receptação de fios e cabos de energia ou telefonia na capital baiana. As mensagens podem ser enviadas para o número (71) 99623-4955, em formato escrito ou áudio de até 30 segundos acompanhado de vídeos e/ou fotos. Não são aceitas ligações.
Após resposta automática, há o atendimento pela equipe da Central de Operações da GCM. Na ocasião, a denúncia recebida é analisada e encaminhada aos responsáveis.
O diretor-geral da GCM, Maurício Lima, ressalta que a agilidade da denúncia por meio do aplicativo é de grande valia para a sociedade, pois possibilita o envio de imagens e facilita o trabalho dos agentes na identificação de possíveis suspeitos, bem como na localização exata do local do delito. “As dificuldades estão nas mensagens não condizentes com o serviço, bem como em informações falsas. O canal é exclusivo para denúncia de roubos de fios e demais situações de vandalismo”, alerta.
Foto: Ascom/GCM