Castramóvel chega ao bairro do IAPI nesta semana

Postado em 13/03/2018 7:49

Os moradores do IAPI vão poder realizar a castração gratuita de cães e gatos a partir desta semana. O Castramóvel, serviço ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ficará estacionado até o dia 6 de abril na Rua Conde de Porte Alegre, s/n – Largo do Tamarineiro – IAPI.

Para realizar o procedimento, o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. Além disso, é necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica do animal. São distribuídas, diariamente, 100 fichas para atendimento, e cada pessoa pode levar até três animais.

Somente nos dois primeiros meses de 2018, cerca de 800 cirurgias foram realizadas através do serviço. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário CCZ, quanto maior adesão à castração dos animais, maior o controle de doenças, da natalidade e combate a reprodução descontrolada. “A esterilização beneficia a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos”, enfatizou Carneiro.

Comentários: