Igrejas do Senhor Bonfim e Conceição da Praia vão passar por reformas

Postado em 12/01/2018 9:46
Igreja do Bonfim

As igrejas de Nosso Senhor do Bonfim e da Conceição da Praia, ambas em Salvador, vão passar por reformas no decorrer dos próximos meses, segundo informou o governo do estado da Bahia. As obras foram solicitações pelas irmandades responsáveis pelos templos.

Com investimentos do Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), as obras englobam, na Igreja do Bonfim, melhorias, requalificação e modernização das instalações elétricas, onde serão investidos cerca de R$ 420 mil.

Já na igreja da Conceição da Praia, os recursos superam R$ 200 mil, com limpeza de pedra lioz e pintura das fachadas laterais, com restauração das esquadrias e gradis. As duas basílicas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.

A assinatura de ordem de serviço para as reformas foi feita pelo governador Rui Costa na terça-feira (9). As obras devem ser iniciadas em um mês.

Na igreja do Bonfim, conforme o governador, a execução de todo o projeto elétrico está prevista para durar quatro meses.

Sobre a Conceição da Praia, o governador disse que a frente do templo precisa periodicamente de uma limpeza, que será feita por especialistas para preservar o patrimônio.

O trabalho também deverá ser executado ao longo de quatros meses, complementado com o trabalho de recuperação da parte de estrutura de madeira, retira de cupins e troca das peças com problemas.

“Essa recuperação veio em momento muito especial. A cada dia temos mais movimento e aumenta a necessidade de utilização da parte elétrica, que hoje está superada, mas será totalmente atualizada”, disse o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim.

“A igreja da Conceição da Praia é a padroeira única do estado da Bahia e um patrimônio do povo que merece brilhar”, afirmou o vigário do santuário, o padre José Ribamar.

G1

Comentários: