Kane: artilheiro sem marcar nas fases agudas da Copa do Mundo

Postado em 12/07/2018 8:58

Harry Kane chegou com pompa de ídolo à Rússia para comandar o jovem elenco da Inglaterra na Copa do Mundo. Com apenas 24 anos, recebeu do técnico Gareth Southgate a missão de ser o capitão, posto que tem significado ainda maior no país. A responsabilidade do atacante estava além de usar a braçadeira: ele tinha que fazer gols, visto o grande momento que vivia no Tottenham.

Os números do “Furacão” são excelentes: seis gols em cinco partidas (foi poupado diante da Bélgica, na fase de grupos), ostentando o topo da artilharia da Copa do Mundo. Apesar de ser o jogador que mais balançou as redes dos adversários no Mundial, na fase final o camisa 9 decepcionou.

Ninguém contesta a importância de Harry Kane para a seleção da Inglaterra. Contudo, ele não marcou e nem foi destaque nos duelos mais importantes na competição. Contra Suécia (quartas) e Croácia (semifinal), a estrela do jogador não brilhou.

Dos seis gols do atacante no Mundial, cinco foram feitos nas duas primeiras rodadas, sobre adversários mais fracos, como Tunísia e Panamá. Três deles foram de pênalti e um sobre a Colômbia, nas oitavas de final.

Inglaterra x Panamá

Lance

Kane fez três no Panamá (Foto: AFP/JOHANNES EISELE)

– Vai doer por algum tempo, mas temos que ficar orgulhosos porque trabalhamos muito duro. Podemos levantar a nossa cabeça. Foi uma fantástica jornada, ninguém pensou que poderíamos chegar tão longe. Temos que tirar lições disso – declarou o atacante após a partida diante da Croácia:

– Poderíamos ter feito muitas coisas melhores, mas eles jogaram bem. Foi muito bom termos chegado a este estágio na Copa, mas queríamos ter seguido e vencido a Copa. Temos que sacudir a poeira e nos preparar para daqui a quatro anos.

FASE DE GRUPOS

A Inglaterra teve problemas para despachar a Tunísia na estreia por 2 a 1. O bom início deixou a impressão que a vitória seria fácil. Kane abriu o placar aos 11, mas Walker fez pênalti bobo e os africanos igualaram. O triunfo veio somente no fim, com outro gol do atacante.

Diante do Panamá, goleada por 6 a 1, em jogo tranquilo. Kane fez três gols, dois de pênalti e um sem querer, quando Loftus-Cheek chutou e a bola pegou no capitão.

Inglaterra x Panamá

Lance

Kane: cinco dos seis gols na fase de grupos (Foto: Martin Bernetti/AFP)

Sem serem testados, os ingleses pegaram a Bélgica para decidir o primeiro lugar do Grupo G. As duas seleções entraram com reservas e deu Red Devils por 1 a 0. Kane ficou no banco e não entrou.

OITAVAS DE FINAL

A Inglaterra teve problemas para tirar a Colômbia da Copa. De pênalti, Kane fez o seu sexto gol, mas não teve tantas outras chances de marcar. No fim, os sul-americanos empataram com Mina, e o jogo acabou nos pênaltis. O centroavante do Tottenham foi um dos que converteram a sua cobrança pelo lado europeu.

QUARTAS DE FINAL

Contra a Suécia, Kane não foi bem. Não ofereceu tanto perigo à defesa adversária e criou poucos lances. Apesar disso, a Inglaterra venceu por 2 a 0, gols de Maguire e Dele Alli.

SEMIFINAL

Mais uma vez, Kane não apareceu. Nas poucas vezes que teve oportunidade, ele já aparecia em condição de impedimento, como no lance em que mandou na trave de Subasic. Trippier fez o gol inglês, com Perisic e Mandzukic decretando a vitória e a classificação da Croácia à decisão.

BRIGA PELA ARTILHARIA

Se não foi decisivo nas fases mais agudas da competição, Kane tem grandes chances de sair como artilheiro da Copa do Mundo. Desde 1986 que um inglês não termina a competição como goleador.

Com mais um jogo a disputar e seis gols marcados, tem como principal adversário o belga Lukaku, que balançou as redes quatro vezes. Por coincidência, os dois atacantes se enfrentam no sábado, na disputa do terceiro lugar, em São Petersburgo.

Lukaku

Lance

Lukaku é o grande adversário de Kane pela artilharia (Foto: AFP)

Outros que poderiam superar Kane como artilheiro são os franceses Griezmann e Mbappé. Com três gols cada, eles teriam que ter uma atuação de gala contra a Croácia, no domingo, na final da Copa do Mundo, para tirar o posto do camisa 9 inglês.

VEJA OS ARTILHEIROS DA COPA

Kane – 6 gols
Lukaku, Cristiano Ronaldo e Cheryshev – 4
Griezmann, Mbappé, Cavani, Mina, Diego Costa e Dzyuba – 3

R7

Comentários: