Lauro de Freitas: Univerão será aberta nessa segunda-feira (15) com palestra do reitor da UFBA

Postado em 13/01/2018 8:03

Iniciativa inédita no Brasil, o Universidade de Verão (Univerão) será aberta nesta segunda-feira (15), às 16 horas, com palestra do reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles, no Centro Panamericano de Judô, Praia de Ipitanga. O projeto trará a Lauro de Freitas, além de palestras e apresentações com mais de 30 nomes do meio acadêmico, cultural e político, cerca de 130 minicursos e oficinas ofertados gratuitamente, shows e exposições culturais e científicas. Serão mais de mil horas de aulas com certificação das instituições de ensino participantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com 11 instituições de ensino superior da Bahia e entidades parceiras – UFBA, UFSB, UFOB, UFRB, UNIVASF, UESC, UESB, UEFS, UESC, UNEB, IFBA e Fundação Pedro Calmon – a Univerão/Festur segue até o dia 21, quando será encerrada com dois grandes shows. O primeiro, no sábado, dia 20, no Parque Ecológico, às 15h, com Geraldo Azevedo que traz o espetáculo Conferência Musicada, preparada especialmente para a Univerão, e no dia 21, às 20h, o sambista Diogo Nogueira, na Praça da Matriz.

“Lauro de Freitas vai se transformar na capital da educação e da cultura nesse período”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif.

A programação da Univerão inclui ainda a FESTUR-Festa Turística Étnico Cultural que terá como campus as praças da Matriz e Martiniano Maia e equipamentos públicos no Centro da cidade. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, além dos shows e oficinas, um dos destaques da Festur é o Virote 48, espaço e microfones abertos para as bandas que queiram se apresentar na praça. Também serão lançadas as rotas turísticas do município.

NOVO CONCEITO DE VERÃO

Em sua primeira edição, a Univerão desenvolve o tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”. “Nossa expectativa é trazer para a cidade um novo conceito de Verão. Aliar o lazer que é inerente a estação ao conhecimento e formação, ou seja, uma nova dimensão da educação. Nossa intenção é deixar um legado nunca antes executado neste país”, declarou a coordenadora executiva da Universidade de Verão, Idaci Ribeiro.

Outro importante espaço para diálogos e debates é proposto pelas mesas redondas, no Centro Panamericano de Judô. A democracia é a palavra chave para as discursões com a participação de professores, estudantes, políticos e intelectuais. “Todos terão voz e serão ouvidos. Trataremos de assuntos ligados aos Direitos Humanos, Educação, Gênero e o assunto destaque certamente é a democracia por conta do período em que vivemos”, completa Ribeiro.

Entre os nomes que gabaritam as mesas redondas estão o deputado federal (SP) Paulo Teixeira, que vai abordar, no dia 16, 9h, Democracia em Momento de Crise, o professor Naomar Almeida Filho, dia 17, 9h, com o tema Perspectivas para uma cidade educadora, e o professor Miguel Arroyo, dia 17, 14h, com Diálogo sobre educação integral na rede pública das regiões metropolitanas.

Para os interessados no mundo virtual, Oficinas de Lógica da Programação, Games, Modelagem e Impressão 3D além de Robótica abordarão o universo visionário da computação. Há ainda opções para quem quer se aperfeiçoar na profissão com os minicursos de manicure, eletricista, pintor, cabelereiro e maquiagem. Os antenados em artes terão vasto espaço com teatro, cinema, música e pintura. “Ampliar alternativas para o Verão é algo fundamental e não tenho dúvidas que esse projeto aponta nessa direção”, frisa o secretário Gabriel Nacif.

Toda a grade de cursos, palestras, seminários, oficinas e mesas redondas estão dispostos no site da Universidade de Verão. No endereço eletrônico www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao os interessados poderão se inscrever e participar. O portal de fácil manuseio disponibiliza horários e endereços das atividades.

MESAS REDONDAS NO CENTRO PANAMERICANO DE JUDÔ

16 de Janeiro

9h às 12h, COMUNICAÇÃO: DEMOCRACIA EM MOMENTO DE CRISE com Deputado Paulo Teixeira.

14h às 16h, MESA REDONDA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES com: Prof Penildon Silva Filho, Luís Dourado e Verônica Domingues.

18h às 20h, MESA REDONDA: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA com: Tatau Godinho, Isadora Browne Ribeiro e Marília Lomanto Veloso .

17 de Janeiro

9h às 12h, MESA REDONDA: PERSPECTIVA PARA UMA CIDADE EDUCADORA-CONCEITOS, DESAFIOS E PROPOSTAS com: Naomar Almeida Filho, Paulo Gabriel Nacif.

14h às 16h, COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DAS REGIÕES METROPOLITANAS com: Prof Miguel Arroyo.

18 de Janeiro

14h às 16h, COMUNICAÇÃO: DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE com José Jorge de Carvalho.

17h às 20h, MESA REDONDA: MULHERES QUE FAZEM: GÊNERO E DIVERSIDADE com: Julieta Palmeira, Joanna Flores, Valdeci Nascimento, Zelinda Barros, Maira Kubick e Nilma Lino Gomes

19 de Janeiro

9h às 12h, MESA REDONDA: UNIVERSIDADE LIVRE PARA UMA CIDADE EDUCADORA com: Jaci Maria Ferraz de Menezes, Edvaldo Mendes Araújo, Silvio Humberto e Kátia Cunha.

17h às 19h, MESA REDONDA: CULTURA, RELIGIÃO E DEMOCRACIA NO COTIDIANO DAS CIDADES com José Jorge de Carvalho, Vilson Caetano de Souza Júnior e Mãe Lucia das Neves.

20 de Janeiro

9h às 12h, MESA REDONDA: FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA UNIVERÃO.

Comentários: