Mais de 2,3 mil pessoas irão trabalhar para fazer o maior Réveillon do Brasil
Serão cinco dias de festa. Mais de 70 horas de música, com atrações para todos os
gostos, idades e estilos. Um público estimado em dois milhões de pessoas. Mais de 15
minutos de queima de fogos para receber 2018. Esses números dão um pouco da
dimensão do maior Réveillon do Brasil, que ganhou contornos de festival e será
realizado, pela primeira vez, na Orla da Boca do Rio. Sim, o Festival Virada Salvador
terá 34 apresentações musicais dentro da Arena Daniela Mercury e vários espaços
temáticos. No ano passado, a festa aconteceu na Praça Cairu.
Tudo começa nesta quinta-feira, dia 28, e segue até 1° de janeiro. Na “cidade da
música”, montada na área onde será o Parque dos Ventos, ao lado do antigo Aeroclube e
futuro Centro de Convenções de Salvador. Até o dia 31, os portões para o acesso à arena
estarão abertos a partir das 16h. No dia 1° de janeiro, a abertura será às 15h.
Cinco grupos da cultura afro foram convidados para abrir os festejos em apresentações
que ocorrerão no chão, em formato de cortejo, com interação direta com o público. Já os
shows no palco iniciam às 18h. Nos intervalos de cada show, apresentações do grupo
FitDance para não deixar ninguém parado. Previsão de término? Só no amanhecer do
dia seguinte. Vale lembrar que no dia 1° o cortejo será às 15h e as apresentações no
palco a partir das 16h.
Quem chegar cedo poderá andar com menos concorrência na roda gigante (de graça),
seguir o Cortejo de Chão formado por blocos afro, visitar a Vila Pelô (um cantinho todo
especial para homenagear o Centro Histórico, criado em parceria com a Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel) e a Feira Criativa, além de forrar o
estômago nos Food Trucks e levar a criançada para conhecer o Espaço Kids, com ações
culturais voltadas para a galerinha.
No total, mais de 2,3 mil servidores e colaboradores da Prefeitura irão trabalhar
incansavelmente para que o Festival Virada Salvador seja um sucesso. Um esquema
especial de serviços públicos foi planejado detalhadamente e montado para que todo
mundo possa curtir o evento, sob a responsabilidade da Saltur, com o máximo de
conforto e segurança. E são esperados não só soteropolitanos no festival, mas também
turistas, já que a ocupação hoteleira no período estará com lotação máxima, segundo os
donos dos empreendimentos. Não há nem mais imóveis de aluguel para temporada
disponíveis.
Três entradas para a festa
O acesso à área do Festival Virada Salvador será bem fácil para quem vai de carro,
ônibus, táxi ou mototáxi (pela primeira vez atuando de forma regulamentada em um
grande evento). Para quem vai de transporte coletivo, táxi ou mototáxi, é preciso descer
em uma das paradas na região da Boca do Rio e seguir a pé até um dos dois pórticos
(acessos 1 e 2) localizados na nova via inaugurada pela Prefeitura e que fica atrás do
antigo Aeroclube, seja através da praça Osório Villas Boas (antiga sede de praia do
Esporte Clube Bahia) ou nas proximidades do retorno do antigo Centro de Convenções.
Não será permitida a circulação de automóveis nessa pista durante o Réveillon.
Para quem vai de carro, há um estacionamento com 1.500 vagas na área do antigo
Aeroclube. A partir do estacionamento, há uma passarela que leva diretamente ao
acesso 3 e à Arena Daniela Mercury. Vale lembrar que outras 1.330 vagas de
estacionamento estão disponibilizadas através de Zona Azul em ruas próximas ao
evento (ver mais informações abaixo no esquema de trânsito).
A circulação de veículos na Avenida Octávio Mangabeira não será interrompida durante
o festival. Além disso, é possível acessar toda a estrutura montada para o Festival
Virada Salvador por qualquer uma das entradas.
Transporte público com 700 ônibus
Não importa se o cidadão vai a pé, de carro, de ônibus, táxi ou mototáxi. Chegar ao
local dos shows do Festival Virada Salvador será facilitado por um esquema especial de
operação montado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e pela
Superintendência de Trânsito (Transalvador). Além disso, a Saltur projetou três acessos
à Arena Daniela Mercury.
Serão disponibilizados 400 ônibus extras, além da frota normal que circula todos os dias
na cidade, entre 21h e 5h. Esses coletivos adicionais vão ampliar nossa Operação
Corujão que normalmente acontece com 50 veículos. Além dos 400 ônibus a mais, que
serão distribuídos em 43 linhas, outros 50 veículos extras vão ficar nas estações
reguladoras e entrarão em operação caso necessário. Além disso, mais 300 micro-ônibus
do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) reforçarão a locomoção na
cidade. Ou seja, no total são 700 veículos que vão rodar diariamente durante o festival.
Para facilitar a acessibilidade dos usuários ao transporte coletivo, serão criados dois
pontos provisórios no entorno da festa. Um deles estará situado na Avenida Octávio
Mangabeira, em frente à Avenida Jorge Amado, no sentido Itapuã, que funcionará para
as linhas com destino à Orla, Mussurunga, São Cristóvão, Estrada Velha do Aeroporto e
Paralela. A outra parada ficará na Avenida Simon Bolívar, próximo ao Centro de
Convenções. Lá circularão linhas com destino ao Centro, IAPI, Caixa D’Água,
Liberdade, Cidade Baixa e Suburbana.
Nos dias de Réveillon, a Estação da Lapa ficará aberta até as 5h, funcionando em
operação de reforço. Ainda será criada a linha Boca do Rio x Estação Pituaçu para
atender aos usuários que utilizam o metrô. Toda a ação terá o suporte de 140 agentes de
fiscalização nas ruas. Além disso, a Semob vai fazer o monitoramento em tempo real de
todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
Táxis – Dois pontos de táxis e mototáxis serão instalados no circuito do Festival da
Virada. Serão 6.000 condutores operando na cidade durante os dias de evento. As
paradas serão sinalizadas com blimps (infláveis) e tabela de referência: uma ficará na
Avenida Otávio Mangabeira, sentido Itapuã, entre Jardim de Alah e o restaurante
Yemanjá; e a outra, em frente à Praça Osório Villas Boas (antiga sede do Bahia).
Linhas de ônibus com itinerário a ser prolongado
218 – Ribeira/Pituba; 524 – Luis Anselmo/Pituba; 1538 – Conjunto Pirajá/Pituba; 1622 –
Alto do Cabrito/Pituba; 1643 – Fazenda Coutos/Pituba; 1652 – São João do
Cabrito/Pituba; 426 – Santa Mônica/Pituba; 207 – Massaranduba/Itaigara; 0422 – Pero
Vaz/Itaigara; 0807 – Terminal da França/Pituba; 1220 – Mata Escura/Pituba; 1614 –
Mirante de Periperi/Itaigara; 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena/Pituba; 0324 –
Marechal Rondon/Pituba; 0345 – Boa Vista de São Caetano/Pituba; 412 – Duque de
Caxias/Pituba; 1114 – Pernambués/Pituba; 1207 – Tancredo Neves/Pituba; 1224 –
Arenoso/Pituba; 1238 – Jardim Santo Inácio/Pituba; 1305 – Castelo Branco/Pituba; 1347
– Estação Pirajá/Pituba; 1356 – Nova Brasília/Pituba; 1420 – Boca da Mata/Pituba; 1436
– Cajazeiras 11/Pituba; 1470 – Faz Grande 4/3/2/Pituba; 1508 – Pirajá/Pituba; 1534 –
Vista Alegre/Pituba; 1611 – Paripe/Pituba; 1616 – Plataforma/Pituba; 1634 – Alto de
Coutos/Pituba; 1644 – Base Naval/São Tomé/Pituba; 1126 – Narandiba/Doron/Barra 2;
1320 – Pau da Lima/Nordeste; 1052 – Estação Mussurunga/Barra 2; 520 – Cosme de
Farias/Vale dos Rios; 813 – Trobogy/Pituba; 1231 – Sussuarana/Barra 2; 1341 – Estação
Pirajá/Barra 2; 1053 – Estação Mussurunga/Barra 3; 1018 – Alto do Coqueirinho/Campo
Grande; 1034 – Parque São Cristóvão/Barroquinha; 1030 – Praia do Flamengo/Praça da
Sé R1.
Tráfego liberado na Octávio Mangabeira
Com exceção da nova via inaugurada pela Prefeitura atrás do antigo Aeroclube, este
ano, em função do novo endereço, não haverá interdição de tráfego por parte da
Transalvador para a realização do Réveillon. Os esforços estarão concentrados na
segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira,
tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba. A partir das 14h do dia 28, viaturas já
estarão posicionadas em locais estratégicos para o acompanhamento e ordenamento do
trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 17h.
Perímetro de segurança – Será criado um perímetro de segurança de trânsito,
localizado entre o antigo Aeroclube e o Parque dos Ventos, que contará com a presença
ostensiva de agentes da Transalvador. Parada e estacionamento de veículos estarão
proibidos, inclusive de transporte coletivo. Gradis de ferro serão instalados ao longo da
via, sentido Pituba, a fim de direcionar o fluxo de pedestres para pontos específicos de
travessia, próximos às entradas do evento, garantindo a segurança das pessoas e
evitando que atravessem de forma desordenada e interferindo na fluidez do trânsito.
Monitores de tráfego também estarão presentes para auxiliar os agentes de trânsito na
proibição de parada e estacionamento de veículos neste perímetro.
Fiscalização de trânsito – A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para
evitar paradas e estacionamentos na Avenida Octávio Mangabeira, inclusive em pontos
de taxi e ônibus. Haverá 13 pontos fixos de fiscalização, entre eles no acesso ao antigo
Centro de Convenções, na Avenida Simon Bolívar, na entrada da Boca do Rio, entre
outros. Também haverá equipes próximas ao restaurante Cubanakan, perto do retorno
do Aeroclube e na saída da Avenida Jorge Amado. Com o posicionamento nestes
locais, os agentes de trânsito poderão, caso necessário, desviar o tráfego e melhorar a
fluidez. Também haverá quatro áreas para fiscalização em rondas nos bairros do Stiep,
Boca do Rio e Pituaçu.
Estacionamento – Serão disponibilizadas 2.330 vagas de estacionamento. A área
interna no antigo Aeroclube terá capacidade para cerca de 1.500 veículos, e será
cobrado o valor de R$30. Para a Zona Azul, serão disponibilizadas vagas nas regiões do
Jardim de Alah; Avenida Octávio Mangabeira (após a avenida Jorge Amado); e nas
proximidades das quadras na Boca do Rio. O valor da Zona Azul nos dias do evento
será R$20.
Além disso, também haverá zonas com proibição de parar e/ou estacionar. Será proibido
parar e estacionar em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos
em frente ao Aeroclube e o Parque dos Ventos. Já o estacionamento estará proibido na
Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, entre a praça Osório Villas Boas e a
Avenida Jorge Amado; em frente à praça Osório Villas Boas; nos dois sentidos da
Avenida Simon Bolívar; na rua Carimbamba; no lado direito da Avenida Iemanjá; e nos
dois sentidos da Avenida Jorge Amado, entre a rua Amendoeira do Jardim Imperial e a
orla.
Ônibus – Os pontos de ônibus regulares dentro do perímetro de segurança serão
desativados para a instalação de dois terminais provisórios. No sentido Itapuã, o
terminal será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à Avenida Jorge
Amado. Na Avenida Simon Bolívar, próximo ao Centro de Convenções, será instalado
um outro ponto. As linhas de ônibus contarão ainda com o apoio de uma frota
reguladora de aproximadamente 100 ônibus.
Taxi e Mototaxi – Serão instalados pontos de táxi na Avenida Octávio Mangabeira, em
Armação, sentido Pituba, próximo à praça Osório Villas Boas, e entre o Bompreço e o
restaurante Yemanjá, sentido Itapuã. Para mototáxi, serão instalados pontos na Avenida
Octávio Mangabeira, em frente às quadras da Boca do Rio e na faixa à direita de acesso
ao Centro de Convenções, e um ponto na Avenida Iemanjá, marginal à Octávio
Mangabeira, a partir do primeiro acesso.
Área de desembarque – O embarque e o desembarque de passageiros de veículos
particulares deverão ser realizados em uma área específica. Durante a chegada ao
evento, este espaço ficará ao lado direito da Avenida Octávio Mangabeira, sentido
Itapuã, entre o restaurante Yemanjá e o posto de combustível. Para a saída dos shows,
este ponto passará para o lado oposto da via, entre a saída da Avenida Simon Bolívar e
o restaurante Yemanjá, sentido Pituba.
Sinalização – Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para
pedestres e condutores, são instalados treze painéis de mensagem nos dois sentidos da
via principal, com os quais o público será orientado sobre a travessia de pedestres,
embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é
proibido parar e estacionar.
Ciclistas – Para quem quiser ir de bicicleta para o evento, serão disponibilizados
paraciclos de madeira para estacionamento das bikes.
Estrutura de saúde
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será disponibilizado um módulo
assistencial semelhante aos instalados durante o Carnaval. A estrutura funcionará entre
os dias 28 e 31 de dezembro, das 18h às 6h, e no dia 1º de janeiro, de 13h até 1h. Serão
20 leitos – o dobro em comparação à festa de Réveillon realizada no ano passado, no
Comércio.
O módulo terá suporte avançado de vida e equipes compostas por médicos, enfermeiros
e técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo
administrativo. No total, são mais de 120 colaboradores envolvidos nos cinco dias de
festa. Três ambulâncias do SAMU 192 ficarão de prontidão para remoção imediata de
possíveis ocorrências com maior gravidade.
Outros 14 postos de urgência e emergência 24 horas do município, entre UPAs e
pronto-atendimentos, além do SAMU 192, funcionarão todos os dias, ininterruptamente,
como estrutura de retaguarda para as ocorrências de maior complexidade. O ProntoAtendimento
Alfredo Bureau, no Marback, próximo à Arena Daniela Mercury, terá
equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com
especialistas e/ou exames complementares.
Ordenamento do comércio de rua e salva-vidas
Com um total de 104 agentes de fiscalização nos cinco dias de festa, a Secretaria
Municipal de Ordem Pública (Semop) irá orientar e fiscalizar os vendedores
ambulantes, mantendo a organização e o bom funcionamento do espaço público, com
três bases instaladas dentro da área do Festival Virada Salvador. No total, foram abertas
450 vagas para comerciantes informais atuarem na festa, que se esgotaram rapidamente
após a inscrição pela internet.
Em consonância com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),
os filhos dos ambulantes que estarão trabalhando terão um espaço de convivência,
fruto de uma parceria da Semop com a Secretaria Municipal de Políticas para as
Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
O acolhimento será realizado na Escola Municipal Luiza Mahin, situada na Avenida
Simon Bolívar, Boca do Rio, próximo ao Centro de Convenções. O espaço terá
atendimento 24 horas para crianças e jovens de 0 a 17 anos, do dia 27 de dezembro até
as 14h do dia 2 de janeiro, com equipe multidisciplinar composta por um coordenadorgeral,
28 educadores sociais, quatro coordenadores, quatro supervisores, dois
psicólogos, dois pedagogos, dois seguranças e quatro auxiliares de serviços gerais.
Ao longo do dia, serão oferecidas cinco refeições, brincadeiras lúdicas e educativas,
exibidos filmes infantis, cirandas de roda, além do baile do Réveillon. A medida tem
sido implantada pela Prefeitura em festas populares, a exemplo da Lavagem do Bonfim,
da Festa de Iemanjá e do Carnaval.
O espaço de convivência tem capacidade para 120 jovens. Os pais e familiares poderão
conduzir as crianças para o local, levando RG ou certidão de nascimento do filho, DAM
pago e comprovante de residência do responsável. Para que as crianças sejam acolhidas,
agentes municipais e profissionais do Conselho Tutelar também farão abordagens
durante os dias de festa, inclusive, para combater o trabalho infantil.
A Semop alerta a todos os permissionários sobre a proibição do trabalho infantil e
adolescente, além da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos,
sob pena de cassação imediata, sem prejuízo às demais sanções legais.
Salvamar – No total, 24 salva-vidas estarão de prontidão em esquema de plantão dia e
noite orientando a população que estiver na areia da praia. Serão cinco bases elevadas e
uma moto aquática à disposição para qualquer emergência.
Poluição sonora – A equipe será composta com um efetivo de 24 agentes, que irão
fiscalizar e monitorar os sons emitidos, além de realizarem rondas em toda a área do
evento, oferecendo segurança e conforto a quem estiver na arena da festa.
Iluminação – Serão instalados mil projetores de 400 a 1.000w, 1.300 luminárias “low
by” e 7 km de iluminação complementar. Serão 150 profissionais que vão garantir a
eficiência do serviço, em esquema de plantão 24 horas, nos cinco dias de festa. As
equipes farão ronda diurna e noturna no entorno da arena.
Direitos das mulheres
Para garantir os direitos de crianças, adolescentes e da população feminina durante o
Festival Virada Salvador, além do acolhimento a filhos de ambulantes (ver box acima),
a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montou um
esquema especial para os dias de festa. No Réveillon, profissionais de diversas áreas
estarão a postos para fornecer toda a assistência necessária a quem buscar os serviços
oferecidos ou for encaminhado para as casas de acolhimento. O Centro de Referência de
Atenção à Mulher Loreta Valadares receberá as vítimas de violência entre 27 e 29 de
dezembro, das 7h às 19h, oferecendo orientação jurídica, e terá no quadro diário
enfermeira, psicólogo e assistente social.
Já a Casa de Acolhimento e Passagem de Mulheres, que tem endereço sigiloso,
funcionará 24 horas por dia, de 27 de dezembro a 1° de janeiro de 2018. A equipe será
reforçada e também contará com enfermeira, psicólogo, assistente social e pedagogo. A
capacidade será de 40 pessoas, entre mulheres e filhos de até 11 anos.
Além disso, em abordagem realizada em parceria com a Secretaria Municipal de
Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), 14 promotores farão divulgação sobre
o combate ao trabalho infantil em hotéis, aeroporto, rodoviária e shoppings. No total, a
Semps vai atuar no Réveillon com duas equipes compostas por Assistentes Sociais,
Educadores, Psicólogos e Pedagogos.
Mais de 550 sanitários químicos e segurança
A Limpurb vai atuar com 232 colaborados na região do Festival Virada Salvador. Serão
instalados 555 sanitários químicos e 21 contêineres climatizados. O órgão vai trabalhar
com 42 equipamentos, entre compactadores, caçambas, tratores e caminhões-pipa. Em
toda a orla, a Limpurb vai disponibilizar, durante o período, 1.076 sanitários químicos.
Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal do Salvador participará da festa com o
efetivo de 510 agentes por dia. Esses agentes prestarão apoio aos diversos órgãos do
município relacionados à festa, como Semop, Transalvador, Semob, Saltur, Sedur e
SMS, na proteção ao patrimônio público e atividades de fiscalização e ordenamento e
patrulhamento preventivo.
A Guarda realizará ainda ações de prevenção à violência, através da Coordenadoria de
Ações e Prevenção à Violência do órgão, a exemplo da distribuição de folders com
dicas de segurança e pulseiras de identificação de crianças. A Guarda ainda seguirá
desenvolvendo as atividades de monitoramento nas áreas cobertas por câmeras, dentro e
fora do circuito, e manterá ações de patrulhamento para proteger as praças e logradouros
da cidade.
Sedur – Já a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) irá atuar na
fiscalização de publicidade e proteção às marcas patrocinadoras e nas obras no entorno
da área do festival.
Atendimento e conectividade
Ouvidoria – A Ouvidoria Geral de Salvador estará disponível 24 horas para atender às
manifestações da população por meio do Fala Salvador, no telefone 156 ou pelo site
www.fala.salvador.ba.gov.br.
Conectividade – A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) vai
disponibilizar o Conecta Salvador, com três redes de acesso wi-fi: uma para o público
em geral, uma para profissionais de imprensa que vão cobrir o evento e outra para
atender aos serviços da Prefeitura. Além disso, em parceria com a Semop, serão
instaladas 13 câmeras nas imediações do evento e profissionais estarão de plantão para
atender eventuais necessidades.
Comunicação – Uma Sala de Imprensa montada atrás do palco principal atenderá aos
profissionais que vão cobrir os cinco dias do Festival Virada Salvador. A estrutura
contará com computadores, telefone, wi-fi e sala de coletivas. A festa será transmitida
para o público nacional e internacional através de parceria com a Band e, ainda, será
promovida interação com os usuários via redes sociais.