Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ilha de Itaparica tem projeto social entre os três finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação.

A Ilha de Itaparica está representada entre os finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação – uma iniciativa da TV Globo e da Fundação Roberto Marinho que busca reconhecer e impulsionar práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento do futuro da educação brasileira. Depois de premiar seis ganhadores em todo o Brasil, eleitos pelo júri técnico, agora três projetos concorrem a R$ 100 mil reais por “Voto Popular”.

Na categoria Organizações e Empreendedores concorre o Instituto Cultural Bantu, com sede no município de Vera Cruz-BA, que atua desde 2006 na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, extrema pobreza e violência. Utilizando a pedagogia da Capoeira Angola e outras referências da cultura africana como ferramentas de transformação social, atende a mais de 330 beneficiários em atividades como oficinas de capoeira e percussão, reforço escolar, letramento digital, dança, educação ambiental, programas de capacitação profissional e geração de renda, entre outras.

Fundador do Instituto Bantu, Edielson Miranda, o Mestre Roxinho, nasceu em Itaparica, e entre os 6 e 7 anos passou a morar nas ruas de Salvador. Acolhido pelo Mestre Virgílio da Fazenda Grande, aprendeu o ofício de serralheiro e a arte da capoeira, tornando-se mestre. Hoje tem seu trabalho reconhecido pelos mais de 30 anos de dedicação à salvaguarda da Capoeira Angola como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira e sua utilização como tecnologia de inclusão social e engajamento comunitário.

“A partir do resgate, preservação e valorização da identidade e diversidade da cultura afro brasileira, promovemos um ambiente de constante aprimoramento do ensino e da aprendizagem, sobretudo para contribuir com a redução das desigualdades estruturais”, avalia Edielson.

Veja também

natacao
Festival de Primavera reúne 300 nadadores na Piscina Olímpica da Bahia
O Campeonato e Festival Baiano de Primavera de Natação acontece na Federação Baiana de Desportos Aquáticos...
Fifa anuncia Catar como sede da Copa Intercontinental 2026
A Fifa confirmou, nesta quinta-feira (22), o Catar como sede da Copa Intercontinental de 2026. O torneio...
policia-civil-SP
Polícia Civil investiga distribuidora de bebidas em Guarulhos (SP)
Estabelecimento é suspeito de vender produtos falsificados Policiais civis de São Paulo cumpriram nesta...
amazônia
Estudo aponta atividade humana nas emissões de carbono na Amazônia
Pesquisa classificou dados coletados entre 2010 e 2024 Um estudo que pesquisou 15 anos de medições do...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos