Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Como prevenir acidentes, mantendo a fiação em dia

Com a eletricidade não se brinca. Seu mau uso pode resultar em choques, curtos-circuitos e outros acidentes. Na maioria dos casos, ocorrem por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade.

Segundo a Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos com a Eletricidade (Abracopel), em 2021 aconteceram 759 acidentes de origem elétrica. Em 2022, foram 949 casos, e em 2023, o número de acidentes elétricos deve aumentar significativamente no decorrer do ano. A região Nordeste continua sendo a campeã quando o acidente é sobre choques elétricos. Em segundo e terceiro lugares, o Sudeste e o Sul.

Para o Home Center Ferreira Costa, esses acidentes podem ser evitados com manutenção de equipamentos, mas sobretudo, com prevenção. Se observadas regras básicas de segurança, as instalações elétricas não oferecem riscos.

A primeira observação é evitar ligar mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica estiver acima do que a fiação suporta, poderá ocorrer um superaquecimento dos fios, que pode resultar em um incêndio. Mas, caso isso aconteça, a Ferreira Costa aconselha o uso do DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surto da Rede Elétrica), que faz exatamente esse papel de proteção dos eletrodomésticos contra sobrecarga das redes elétricas. Esse dispositivo fica acoplado no quadro de disjuntor e quando ultrapassa os 110 ou 220 volts, ele filtra a corrente elétrica e só deixa passar a voltagem permitida.

Outra dica é assegurar que a fiação esteja com o selo do Inmetro. Por exemplo: Se for para a iluminação, o ideal é que seja de 1,5ml. Se essa fiação for para tomada, se aconselha usar 2,5ml. Lembrando que, essa numeração é bem importante para evitar o risco de o cabo esquentar e pegar fogo. Fios elétricos descascados ou estragados também devem ser evitados de usar, pois quando se encostam, provocam curtos-circuitos e faíscas, que também podem causar um incêndio. Por isso, é bem importante fazer revisões periódicas nos fios dos aparelhos elétricos e nas instalações elétricas. Se algum aparelho ou tomada apresentar defeito, o ideal é chamar um profissional da área e jamais fazer ligações provisórias.

O Home Center indica que toda a fiação esteja sempre embutida em conduítes e os quadros de distribuição devem ter disjuntores, que protegem esses cabos, controlando-os. Caso o cabo com as fiações comece a esquentar, o desligamento é automático. O ideal, é que seja utilizado um disjuntor para cada ambiente, no intuito que seja evitada a sobrecarga.

Para evitar os choques elétricos, a Ferreira Costa indica o Dispositivo de Proteção Contra Choque Elétrico (DR), que também deve ficar no quadro de disjuntor. Basta utilizar um, em cada residência. O intuito deste dispositivo é o de proteger a pessoa, ao sentir que alguém levará choque, ele simplesmente desliga.

O mais importante é ter a certeza de que toda a instalação elétrica está de acordo com a NBR-5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Evitar adaptações ou alterações das características originais dos equipamentos elétricos é primordial. Segundo a Associação, a falta de conhecimento e manutenção adequada das instalações são as principais causas desses acidentes, além de trazer consequências negativas para os aparelhos eletrônicos e causar um maior gasto na conta de luz.

Sobre a Ferreira Costa

Com 139 anos de história, a Ferreira Costa (no Instagram @ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas físicas, a Ferreira Costa também possui loja online disponível no site www.ferreiracosta.com e no aplicativo, com entrega para todo Brasil.

Veja também

unnamed (3)
Meningite é uma emergência médica que exige tratamento imediato
Dra. Kátia Virgínia alerta que especialmente a forma bacteriana pode evoluir rapidamente e deixar sequelas...
unnamed (2)
Com quatro finais em dois anos no Atlético Mineiro, Natanael ressalta momento vivido no clube
A cada dia o lateral-direito Natanael vai escrevendo capítulos vitoriosos com a camisa do Atlético Mineiro....
Foto_Divulgação1
6ª Caminhada Outubro Rosa & Novembro Azul promove conscientização e prevenção ao câncer em Salvador
Realizado pelo Arte que Transforma e pela MGA Dular, evento acontece no dia 31 de outubro, na orla de...
261023 Doação de Resina ao HAM 01 - Foto Grabriel Gonçalves - Divulgação
Próteses produzidas com resina doada pela Braskem ajudam a resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas
Material doado ao Hospital Aristides Maltez deve beneficiar cerca de 800 mulheres em Salvador. Restaurar...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos