Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Jeferson Tenório, Lívia Natália e Conrado Mendes falam sobre a censura de textos literários na atualidade

O escritor Jeferson Tenório, que recentemente teve o seu livro “O Avesso da Pele” retirado de escolas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, vem a Salvador para falar sobre a censura de textos literários na atualidade, como um dos convidados da Bienal do Livro Bahia. O painel, intitulado “Livros e Liberdade”, será no próximo dia 27 de abril, no Café Literário, um dos espaços da Bienal. No debate, junto com Jeferson, estarão a poeta baiana Lívia Natália e o jurista e professor de direito constitucional da USP Conrado Hubner Mendes. A mediação estará a cargo de Flávio Novaes.

Ao pontuarem que os livros ampliam a democracia e são os primeiros a causar desconforto quando ela está em risco, os convidados debaterão sobre o cerceamento da liberdade de expressão e o controle de conteúdo em obras diversas. Afinal, até mesmo a retirada dessas obras de prateleiras e projetos tem acontecido com maior frequência, no Brasil, nos últimos anos. “O Avesso da Pele”, por exemplo, foi acusado de infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não custa lembrar que o livro venceu o Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário e é uma importante ferramenta de denúncia contra o racismo e a violência policial.

Os demais participantes do painel também têm histórias pessoais intimamente relacionadas com o tema em debate. O poema “Quadrilha”, de Lívia Natália, foi censurado em outdoors de Ilhéus, em 2016, por trazer à tona a violência policial contra populações negras, o mesmo mote central de “O Avesso da Pele”. Já o professor Conrado Hubner Mendes, autor de obras como “O discreto charme da magistocracia”, tem sofrido tentativas de censura, por conta de suas opiniões e de sua atuação pública em colunas de jornais.

Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia podem ser adquiridos de forma online, pelo próprio site oficial do evento – www.bienaldolivrobahia.com.br, e no estande físico montado no Salvador Shopping, localizado no piso G1. A entrada inteira custa R$ 30,00, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15,00, sendo que crianças até um metro de altura não pagam. Adicionalmente, durante os dias do evento, ainda haverá bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!