Salvador, 5 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Marta luta por convocação para se despedir da seleção brasileira em Paris-2024

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta, 38 anos, afirmou que seu ciclo com a camisa da seleção brasileira está próximo do fim. A partir do ano que vem, a veterana não pretende mais defender a equipe. Por isso, seu maior desejo neste momento é garantir sua convocação para os Jogos Olímpicos de Paris, onde espera se despedir em grande estilo.
“Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem”, afirmou a jogadora, em entrevista ao CNN Esportes.
Quando assumiu a seleção brasileira feminina, em setembro do ano passado, o técnico Arthur Elias disse que tanto Marta como Cristiane, 38, faziam parte de seus planos para a equipe canarinho. Tanto que elas estiveram presentes na primeira lista de convocadas divulgada pelo ex-comandante do Corinthians.
No entanto, a dupla veterana perdeu espaço nas chamadas mais recentes. A camisa 10 ficou fora da lista pela primeira vez quando o treinador formou o plantel que disputou a Copa Ouro, entre fevereiro e março. A atacante, que já havia sido preterida na convocação anterior, também não foi chamada para a competição.
Arthur Elias explicou que tem observado aproximadamente 50 atletas antes de definir seu grupo para os Jogos Olímpicos. Segundo ele, a equipe ainda não está fechada.
“A melhor decisão é pensar no processo da equipe e também no processo de cada atleta para que ela chegue na melhor performance dela aos Jogos Olímpicos”, justificou o treinador, quando divulgou a lista para a Copa Ouro.
Embora tenha ficado fora da competição realizada nos Estados Unidos, onde o Brasil acabou com o vice-campeonato, perdendo na decisão justamente para as anfitriãs, por 1 a 0, a camisa 10 vem atuando com boa regularidade pelo Orlando Pride, na NWSL, a liga de futebol feminino dos Estados Unidos. A última partida dela foi no dia 19, quando jogou por 74 minutos na vitória sobre o San Diego Wave.
Considerada uma das grandes estrelas da liga norte-americana, ela ainda não definiu até quando pretende continuar jogando pelo Pride. A brasileira está no futebol dos Estados Unidos desde 2017,
Já ao falar sobre a decisão de se afastar da seleção a partir de 2025, Marta citou que é o momento de abrir espaço para as jogadoras mais jovens.
“Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”, declarou.
Marta disse, ainda, que o Brasil tem um “terreno muito fértil”, com muitas meninas talentosas, e que por esse motivo se sente “confortável” para dizer: “Olha, estou passando para vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado”.
Pela seleção, a camisa 10 participou de cinco Olimpíadas e conquistou duas medalhas de prata (2004 e 2008). É, também, bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e tricampeã da Copa América (2003, 2010 e 2018).
Em 2023, ela disputou na Austrália e na Nova Zelândia aquela que foi sua última Copa do Mundo, a sexta de sua carreira (2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023).

Bahia Notícias

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 15.42
SSP registra em Camaçari primeira prisão por Reconhecimento Facial através de equipamento privado conectado ao Câmera Interativa
Pouco mais de 1.000 câmeras de empresas privadas estão conectadas ao Centro de Operações e Inteligência...
Semiárido (23)
Inema emite alerta para rajadas de vento de até 70 km/h no litoral da Bahia até sexta-feira (6)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, no final da manhã desta terça-feira...
WhatsApp-Image-2026-09-01-at-10.25
Sema realiza capacitação sobre manejo seguro do peixe-leão no Extremo Sul da Bahia em novembro
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio do Programa de Gerenciamento Costeiro...
Missão-China-Visita-Escola-Foto-Mirelle-Lima (4)
Missão China: Comitiva de Camaçari conhece experiência educacional em visita à Escola Yadi
A comitiva da Prefeitura de Camaçari, liderada pelo prefeito Luiz Caetano, realizou, na noite desta terça-feira...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos