Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

1º Festival de Cinema de Xerém de 08 a 11/05

A 1ª edição do Festival de Cinema de Xerém, que acontece de 08 a 11 de maio, acaba de divulgar a sua programação. São mais de 40 filmes vindos de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), homenagem à Regina Casé e ao cineasta Hsu Chien, além de uma série de atividades paralelas como oficina, masterclasses e debates.

 

Ao todo, são 27 curtas-metragens em competição que concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho, idealizado pelo artista autodidata paraibano Bejamim Carlos dos Santos, e ao Prêmio Edina Fuji.

 

O festival abre no dia 08/05, quarta-feira, às 19h30, com o premiado “Três Verões”, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz Regina Casé, uma das homenageadas do Festival deste ano. Ela estará presente na sessão de abertura para receber o Troféu Zeca Pagodinho. Já no dia 10/05, é a vez do cineasta Hsu Chien, igualmente homenageado no evento, receber o troféu, seguido da sessão do seu longa “Desapega”, com Glória Pires , Maisa, Marcos Pasquim e grande elenco.

 

Além dos fllmes, o festival promove uma série de atividades formativas como debates, masterclasses e oficina com importantes nomes do audiovisual como o crítico de cinema, dramaturgo e roteirista Rodrigo Fonseca, o ator e produtor Marcello Gonçalves, o diretor Cavi Borges,  o filmmaker Vlad Aguiar, e o ator Leandro Santana. Para essas atividades, é necessário fazer inscrição prévia no site: www.festivaldexerem.com.br.

 

E para o público infantil, o festival apresenta a Mostrinha de Cinema com filmes como “Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota, “Placa Mãe”, de Igor Bastos, “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman e “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, de Guilherme Fiúza Zenha

 

O evento acontece de forma presencial e gratuita no Centro de Convenções John Wesley, na EBAV_Escola Brasileira de Audiovisual, e no Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Veja também

unnamed
Artilharia, título estadual e 65 jogos: Marcelinho encerra passagem pelo Barra
O atacante Marcelinho tem 199 partidas como atleta profissional. Até então, a equipe que ele mais defendeu...
urna
Plebiscito: eleitores de 6 cidades decidem transferência de distritos
Mudanças de território afetam municípios em Mato Grosso e Paraná Eleitores de seis municípios brasileiros...
Oswaldinho
Morre Oswladinho do Acordeon, referência do forró, aos 72 anos
Uma das referências da sanfona, considerado um dos músicos mais importantes do forró, Oswaldinho do Acordeon,...
Card_Seminario_Producao_Florestal_Pedrao
Pedrão recebe seminário sobre produção florestal baiana na quinta (29)
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Associação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos