Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Professores da rede municipal participam de capacitação sobre ‘avaliação das aprendizagens’ até a próxima quarta-feira (08)

A Secretária Municipal de Educação (SEMED) está realizando desta quinta-feira (02), até a próxima quarta-feira (08), na Escola de Tempo Integral, em Portão, das 8h às 12h, uma capacitação com o foco na ‘avaliação das aprendizagens’, direcionada aos professores dos anos finais da rede municipal de ensino.

Maria das Graças Chaves, coordenadora dos anos finais da SEMED, explica que a idealização da formação surgiu após uma escuta acadêmica com professores. “Uma escuta acadêmica que fizemos no ano passado com os professores reverberou em alguns temas que são importantes para que a gente possa incluir na nossa releitura. A proposta é discutir o sistema de avaliação, o ato de avaliar, pensar nas concepções como a gente pode estar avaliando nossos estudantes de uma forma muito mais humanizada, amorosa, includente, pensando em novos conceitos e instrumentos avaliativos”, disse.

A formação que aborda processos e instrumentos de avaliação está sendo ministrada pela palestrante Lorena Andrade, da editora Moderna, e conta com a participação ativa dos profissionais. Para Socorro Costa, professora de ciências, a capacitação é importante para que o professor tenha um olhar mais crítico na aprendizagem do aluno. “Falar de avaliação é difícil, mas ao mesmo tempo é necessário, é pertinente. Para quebrar esses paradigmas, essa resistência de avaliar de forma técnica, a gente tem que olhar o ser humano completo. Nosso público é um público frágil, dependendo do que aconteceu no entorno da vida desse aluno, ele pode chegar e não conseguir fazer nada na prova, mas se ele for acolhido, se ele for olhado integralmente, toda a bagagem que ele carrega, ele consegue avançar” frisou.

Neste primeiro dia, a formação foi voltada aos professores da área de exatas, já nesta sexta-feira (03), será a vez dos educadores da área de humanas, os docentes que ensinam as disciplinas de linguagens participarão na próxima segunda-feira (07). A capacitação será encerrada no dia 08 com a formação dos coordenadores pedagógicos.

Foto –  Andressa Oliveira

Veja também

unnamed (3)
Meningite é uma emergência médica que exige tratamento imediato
Dra. Kátia Virgínia alerta que especialmente a forma bacteriana pode evoluir rapidamente e deixar sequelas...
unnamed (2)
Com quatro finais em dois anos no Atlético Mineiro, Natanael ressalta momento vivido no clube
A cada dia o lateral-direito Natanael vai escrevendo capítulos vitoriosos com a camisa do Atlético Mineiro....
Foto_Divulgação1
6ª Caminhada Outubro Rosa & Novembro Azul promove conscientização e prevenção ao câncer em Salvador
Realizado pelo Arte que Transforma e pela MGA Dular, evento acontece no dia 31 de outubro, na orla de...
261023 Doação de Resina ao HAM 01 - Foto Grabriel Gonçalves - Divulgação
Próteses produzidas com resina doada pela Braskem ajudam a resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas
Material doado ao Hospital Aristides Maltez deve beneficiar cerca de 800 mulheres em Salvador. Restaurar...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos