Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Maio Laranja: Salvador Vai de Bike promove pedalada de conscientização neste domingo

Neste domingo (19), o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), da Prefeitura de Salvador, promove a segunda edição do Pedal Maio Laranja, com o objetivo conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Os interessados podem fazer as inscrições on-line através do link https://bit.ly/pedalmaiolaranja.
O evento tem concentração a partir das 7h, no Jardim dos Namorados. Na ocasião, será possível doar 2 kg de alimentos em troca da camisa para o Pedal – o montante será destinado a entidades beneficentes cadastradas junto à Prefeitura. Os primeiros que chegarem também terão direito a camisa.
Para quem não possuir uma bicicleta, é possível utilizar as “laranjinhas”, as bicicletas compartilhadas do Itaú, solicitando-as durante a inscrição. Haverá estações distribuídas ao longo do percurso para caso a pessoa não deseje pedalar todo o trajeto.
A saída está programada para as 8h, com um trajeto de 14 km, que irá até Patamares, fazendo o retorno e finalizando novamente no Jardim dos Namorados, com direito a pausa para lanche e hidratação. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), da Guarda Civil Municipal (GCM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar (PM-BA).
A coordenadora do MSVB, Liana Oliva, revela que a expectativa é de que o evento reúna em torno de mil pessoas. “Entendemos a relevância do tema e o pedal é uma forma de envolver esse público gigantesco de ciclistas que temos na cidade para dar suporte e visibilidade para o Maio Laranja”, avalia.
Além disso, a coordenadora destacou a oportunidade de estimular as pessoas a terem a primeira experiência de pedalar na rua de forma segura. “Nosso público médio tem uma faixa etária até mais avançada, entre 40 e 60 anos de idade. Portanto, é um pedal leve, ideal para as pessoas que querem começar ou para a família que deseja uma programação diferente no domingo. No percurso, não há desafios de relevo e será monitorado por um mini trio da Transalvador, pela Guarda Civil, pela Samu e pela Polícia Militar, dando esse apoio e garantindo toda a segurança ao longo do trajeto”, complementa.
Mobilização – O dia 18 de maio é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O Maio Laranja é uma campanha que busca ampliar a visibilidade desse grave problema. Surgida como uma iniciativa de conscientização, o propósito é estimular a reflexão, promover o diálogo e incentivar ações concretas e políticas públicas voltadas para essa questão.

Foto: Alexandre Dias/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar