Salvador, 10 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

SPM discute em Genebra políticas públicas sobre a eliminação das discriminações contra as mulheres

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) participou, nesta quarta-feira (22), da reunião governamental e com a sociedade civil, na sede da Missão Permanente do Brasil, em Genebra, na Suíça, voltada para a 88ª Sessão do Comitê sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), que acontecerá, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, integra a delegação brasileira liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

A secretária Elisangela lembrou avanços notabilizados pelo alinhamento dos Estados com o Governo Federal; citou a atuação da Câmara Temática das Mulheres do Consórcio Nordeste; e destacou a priorização na Bahia das políticas públicas para as mulheres, com o Programa Elas à Frente, para ações transversais em todas as secretarias de Estado.

A secretária falou, também, sobre a importância deste debate para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em todas as áreas. “A centralidade aqui é a reafirmação dos direitos de todas as mulheres e a visibilidade das políticas públicas que estão sendo implementadas em todo o país, desde o combate às violências de gênero até questões como a participação de mulheres em espaços de poder e decisão, saúde integral da mulher e autonomia econômica”, afirmou.

Na quinta-feira (23), o Brasil será um dos oito países analisados pelo Comitê na 88ª Sessão sobre a situação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. Ao todo, 186 países signatários ratificaram a Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 1979. O CEDAW monitora a implementação da convenção.

Veja também

SSPLF_Café da manhã fortalece secretaria de segurança e Guarda _Viviane Moreira_10.9
Café da manhã fortalece integração entre Secretaria de Segurança e Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem...
SEINFRA_SESP_ Manutenção de drenagem em Pitangueiras_ Gabriel Soares_ 10
Prefeitura de Lauro de Freitas reforça manutenção de drenagem no Loteamento Jardim Aeroporto
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos,...
Foto Milena BritoSeinfra (3)
Pavimentação e novo Caps qualificam mobilidade e atendimento para saúde em municípios baianos
Novas intervenções incluem obras em rodovias e acessos e a construção de uma unidade de atenção psicossocial...
Viver-Salvador-nos-Bairros_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-8
Viver Salvador chega à 16ª edição com serviços gratuitos no Alto do Cabrito
Após registrar 2.956 atendimentos na última edição, realizada na Arena Lobato de Futebol, no bairro do...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige