Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Videomonitoramento auxilia na segurança e prevenção de incidentes na Arena Daniela Mercury 

Foto: Divulgação/ Ascom GCM 

Com 60 câmeras à disposição, o sistema de videomonitoramento montado na Arena Daniela Mercury, além de garantir mais segurança à população que visita o espaço, também auxilia na prevenção de incidentes na estrutura do Réveillon da capital baiana. A utilização destes equipamentos permite checagem mais ampla do perímetro da festa e observação de possíveis ocorrências. 

De acordo com Benedito da Silva, coordenador do Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv) da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio das câmeras é possível monitorar os pontos sensíveis da festa de forma mais ampla, sob uma perspectiva diferenciada. “Utilizamos este material para orientar nosso efetivo dentro da Arena, além de dar apoio tático operacional no direcionamento das equipes em locais onde há denúncia de furtos e demais infrações”. 

Os equipamentos funcionam 24 horas por dia, durante os cinco dias de evento. As câmeras estão dispostas em todo o perímetro da Arena Daniela Mercury, buscando auxiliar as ações da GCM, Saltur, Transalvador e demais órgãos envolvidos na operação. 

Junto à GCM, atuam o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento e o SIGCMS – Serviço de Inteligência  -, todos com bases localizadas na área, contando com a atuação efetiva de mais de 20 servidores totalmente dedicados ao monitoramento. 

“O sistema de videomonitoramento tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população. Dentre as atividades realizadas, estão ainda a identificação e prevenção de ações delituosas na festa, suporte no patrulhamento operacional, apoio às operações de trânsito, ordenamento do público e prevenção de outras atividades irregulares”, reforça Benedito. 

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção de Violência da GCM, Maurício Lima, lembra que a corporação segue trabalhando intensamente desde o primeiro dia do Festival Virada para garantir segurança, conforto e a proteção de todos os envolvidos de alguma forma com a festa.  

“Além disso, estamos auxiliando na segurança dos prestadores de serviço da Prefeitura. Temos, no total, 603 agentes atuando todos os dias, desde a abertura dos portões da Arena Daniela Mercury, sempre empenhados em fazer o Réveillon mais seguro possível”, afirma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar