Salvador, 31 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

De olho em vaga na Champions Asiática, Henrique Trevisan analisa temporada do FC Tokyo

Em oitavo lugar na J-League, a primeira divisão do futebol japonês, o FC Tokyo vem numa sequência positiva de dois jogos sem perder. Depois de superar o Veertien Mie por 3 a 0, em duelo válido pela Copa do Imperador, e de arrancar um empate em 1 a 1 com o Júbilo Iwata pela liga nacional, a ideia é fazer bonito fora de casa diante do Shonan no Lemon Gas Stadium, neste sábado (22), a partir das 7h (de Brasília).

Em caso de triunfo, o time comandado pelo técnico Peter Cklamovski ficará a apenas quatro pontos de distância da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões da Ásia. Para o zagueiro Henrique Trevisan, titular em 14 dos 18 jogos da atual edição de J-League, a campanha do FC Tokyo em 2024 já apresenta sinais de evolução em relação ao ano passado. Ele vê o time mais concentrado e forte nas transições para surpreender os adversários.

“Eu notei que estamos mais rápidos, tanto na transição defesa-ataque quanto na hora de recompor. Isso faz a diferença, porque dificulta a vida do oponente que precisa recuperar a bola em fração de segundos. Dentro de campo, a nossa força mental para lidar com cenários adversos também contribui na hora de somar pontos importantes como visitante. Creio que podemos sonhar com uma campanha de destaque”, avaliou o defensor, que tem 27 anos e foi revelado pelo Figueirense.

Em sua quarta temporada no Japão, Henrique Trevisan divide a atenção entre dois torneios. Na Copa do Imperador, o próximo duelo é contra o JEF United em 10 de julho. Trevisan fala que toda possibilidade de título é encarada com seriedade, logo não há como priorizar um título em detrimento ao outro. “Temos um elenco numeroso, o suficiente para competir bem tanto na Liga quanto na Copa. No Japão, a estrutura que nos é oferecida aqui faz com que seja possível ‘virar a chave’ de um torneio a outro com menos dificuldade”, salientou.

Somando J-League e Copa do Imperador, Henrique Trevisan tem 16 jogos na atual temporada. Em outras palavras, são 1.403 minutos em campo representando o FC Tokyo pelas duas competições. Perto de completar 60 partidas pelo clube japonês, o zagueiro diz que ainda tem fôlego para ir além. “Sem dúvida, quero fazer história aqui como um defensor brasileiro com regularidade em alto nível no time titular. É isso que vai agregar em meu currículo profissional”, afirmou.

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão lado Coritiba e perdeu por 2×0, no...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos