Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sustentabilidade em foco: Dunlop Pneus reduz emissões de CO2 e aumenta reuso de água

Em um mundo cada vez mais consciente da urgência das questões ambientais, a Dunlop Pneus assume um papel de liderança na busca por soluções sustentáveis. Com resultados expressivos na redução de emissões de CO2 e no reuso de água, a empresa demonstra que é possível aliar inovação, eficiência e responsabilidade ambiental na indústria de pneus.

Junho, o mês dedicado ao meio ambiente, chega ao fim e a Dunlop Pneus aproveita a ocasião para apresentar os resultados dos indicadores ambientais de 2023 na comparação com os dados de 2022. Esses resultados demonstram o impacto positivo das ações da empresa no meio ambiente e na sociedade.

Em relação aos resíduos sólidos, a Dunlop manteve a marca de zero resíduos enviados para aterro, um indicador que já havia sido alcançado em 2022 e se manteve estável em 2023, refletindo o compromisso contínuo da empresa com a gestão sustentável de resíduos.

Quando se trata do reuso de água, houve um progresso significativo. Em 2022, a Dunlop tratou e reutilizou 13% da água residual industrial, o que correspondia a 4.975 metros cúbicos. Em 2023, esse percentual aumentou para 36%, resultando no reuso de 8.470 metros cúbicos de água, demonstrando, assim, um avanço substancial nas práticas de gestão hídrica da empresa.

A Dunlop também implementou projetos focados na redução da emissão de CO2. Entre as iniciativas destacam-se a melhoria no reaproveitamento de vapor no processo de Vulcanização, que resulta em uma redução de 82 toneladas de CO2 por ano.

A melhoria no isolamento térmico das vulcanizadoras, com a aplicação de mantas no corpo do equipamento, reduz 5,6 toneladas de CO2 por equipamento anualmente. Além disso, a implementação também do retrofit do sistema central de ar-condicionado, substituindo o gás refrigerante por um menos agressivo ao meio ambiente, gera uma redução aproximada de 73 toneladas de CO2 por ano.

Com um olhar para ações ambientais e em celebração ao mês do meio ambiente, a Dunlop Pneus promoveu diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e conscientização ambiental. Uma das atividades mais inovadoras deste ano foi a parceria com uma empresa de realidade virtual, proporcionando aos colaboradores da Dunlop a oportunidade de participar de um labirinto virtual utilizando óculos especiais respondendo perguntas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Outra iniciativa importante foi o plantio de árvores por parte dos colaboradores, reforçando o compromisso da empresa com a conservação ambiental.

Estas ações estão alinhadas com a meta global da Sumitomo Rubber Industries, detentora da marca no Brasil, de alcançar zero emissões de carbono até 2050.

“Os resultados e as iniciativas da Dunlop Pneus reafirmam seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, destacando a importância dessas ações para a construção de um futuro mais sustentável”, diz Kassielle de Souza Barichello, Gerente de Health, Safety & Environment da Sumitomo Rubber do Brasil. “Convidamos todos a se juntarem a nós nessa jornada, pois cada pequena ação conta para criar um impacto positivo no planeta.”

A Dunlop Pneus, como membro da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), também contribui significativamente para a preservação do meio ambiente através da Reciclanip, uma das maiores iniciativas de logística reversa do país. Entre 2001 e 2022, a Reciclanip recolheu e destinou corretamente mais de 5,9 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a impressionantes 1,1 bilhão de pneus de passeio.

Esse compromisso inabalável da Dunlop Pneus com a sustentabilidade reforça seu papel fundamental no desenvolvimento de um Brasil mais verde, preservando nossos preciosos recursos naturais e garantindo uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. 

Junho de 2024

 

Sobre a Dunlop – A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2023, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar