Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Saúde realiza ações na região da Lavagem do Bonfim 

Com a aproximação do festejo da Lavagem do Bonfim, considerada como uma das maiores festas populares de Salvador que acontece antes do Carnaval, a Secretaria Municipal da saúde tem realizado diversas ações de cuidados preventivos. As iniciativas intersetoriais estão sendo realizadas pela Vigilância Sanitária (Visa) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

  

A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância das ações preventivas em prol dos cuidados com a saúde dos fiéis. “Estamos trabalhando para garantir a nossos fiéis e turistas que participarão da tradicional Lavagem do Bonfim, segurança e integridade à saúde, por isso, atuamos de forma preventiva, por meio do CCZ e da Visa, para que todos tenham uma festa segura, com muita diversão, expressando tranquilamente sua alegria e fé”, declara. 

  

Zoonoses – As atividades de inspeções zoosanitárias para controle vetorial das arboviroses iniciaram na quarta (3) e seguem até esta sexta-feira (5). Serão inspecionados imóveis, equipamentos públicos e bueiros ao longo do trajeto da lavagem do Bonfim, incluindo o terminal marítimo, plano inclinado, praças e ferry boat.   

 

Como parte integrante das atividades que antecedem as festas de largo, o CCZ estará realizando inspeção para identificação de colmeias de abelhas ou marimbondos com a finalidade de relocação. Será realizado, também, entre os dias 8 e 10 de janeiro, aplicação espacial de inseticida como medida preventiva contra o mosquito transmissor das arboviroses.  A ideia é garantir um ambiente seguro para a população participar da festa com tranquilidade. 

 

Vigilância Sanitária – No intuito de gerenciar, monitorar e minimizar o risco associado às atividades de interesse sanitário a Visa realiza ações de fiscalização em todo circuito onde acontecerá a Lavagem do Bomfim. Em todas as ações são fornecidas orientações e, caso seja necessário, a notificação é emitida pela Visa, sendo estabelecido um prazo para as devidas adequações, levando em consideração os riscos envolvidos. Se as exigências não forem cumpridas, medidas coercitivas podem ser adotadas, como a interdição.  

 

Estas ações tiveram início em novembro de 2023. A previsão é que mais de 120 ações em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, sorveterias, hotéis, casas de eventos, localizados no circuito da festa e entorno, sejam realizadas até a véspera da festa.  

 

“Até o momento, não identificamos infrações graves. A principal missão da Vigilância Sanitária é alertar quanto aos riscos sanitários e promover uma conscientização coletiva sobre os agravos que podem ser evitados. É educar para oportunizar mais espaços de inclusão e atenção à saúde”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador. 

Fotos e texto: Ascom/SMS 

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos