Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

EMAES entrega primeiro projeto arquitetônico para família de Terra Prometida, em Lauro de Freitas

Dona Léa Santos, de 58 anos, recebeu na manhã desta quinta-feira (25), o projeto arquitetônico da sua futura casa. A doméstica, é moradora da Terra Prometida e foi a primeira beneficiada com assessoria feita pelo Escritório Municipal de Arquitetura e Engenharia Social (EMAES), equipamento da Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR).

“Tem coisa que a gente não sabe como fazer, como fazer o alicerce, tudo isso a gente não tem conhecimento. Temos a planta na cabeça, do jeito que a gente quer, mas eu não sabia por onde começar. Agora, com o projeto em mãos é outra coisa”, celebrou Léa.

Gerlane Cerqueira, coordenadora do EMAES, falou sobre o processo de elaboração do projeto. “A primeira poligonal que o Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) trabalhou e que a gente visitou foi a Terra Prometida, e Dona Léa foi a primeira beneficiada. Ela procurou a gente por uma situação que aconteceu no terreno dela. Ela morava em um barracão, que foi danificado e não tinha mais condição de morar. Então a gente buscou atender às suas necessidades. Quantos quartos ela precisava, qual a atividade comercial dela e o que ela pode fazer. Então a gente fez um projeto baseado em sua realidade. O projeto foi feito para atender tudo que ela vai precisar”, explicou.

Segundo a coordenadora, o escritório, mesmo após a entrega do projeto, seguirá disponível para orientar na construção do imóvel. “Após a entrega da planta, ficamos disponíveis para orientar, acompanhar todo o processo, para ver se vai sair do jeitinho que ela deseja”, pontuou.

O equipamento que auxilia os munícipes com serviços de arquitetura ou engenharia gratuitos foi inaugurado no dia 03 de abril, deste ano. Para receber a consultoria do EMAES, é necessário atender os seguintes requisitos: a área construída não pode ultrapassar 70m², e é necessária a documentação de propriedade. As famílias que atenderem aos requisitos e estiverem interessadas podem entrar em contato com EMAES através do telefone (71) 98256-3443, ou se dirigir à sede da unidade localizada na Rua Porto Alegre, nº 244, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto – Andressa Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar