Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Neusa Cadore assume secretaria de Políticas para as Mulheres

O governador Jerônimo Rodrigues empossou, na noite desta quinta-feira (25), a deputada estadual licenciada Neusa Cadore como a nova secretária de Políticas para as Mulheres (SPM). Ela substitui a agricultora familiar Elisângela Araújo, que deixa a pasta para ocupar uma vaga na Câmara Federal.
“É uma honra receber esta missão no dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data em que celebramos e reconhecemos a luta e a resistência dessas mulheres. Com o simbolismo dessa história, quero dizer que assumo esse cargo com muita coragem. Representamos a resistência e a força do nosso país, mas, também, sofremos com a violência e vários tipos de preconceito. Que todas as mulheres se sintam abraçadas e representadas por mim para mudar essa realidade”, pronunciou a secretária Neusa Cadore.
O governador Jerônimo Rodrigues agradeceu a colaboração de Elisângela Araújo, que esteve no cargo desde 2023, e destacou a importância da escolha de Neusa Cadore para ocupar a nova função. “Elisângela marcou a SPM quando criou programas e projetos estratégicos em articulação com diversos órgãos. Neusa, com toda a sua experiência política, chega para dar continuidade a esse trabalho forte à frente de uma secretaria tão importante”, pontuou.
A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) tem como missão elaborar, propor, articular e executar políticas públicas para todas as mulheres, respeitando as diferenças, com prioridade para as mulheres em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social em todo o estado da Bahia. A pasta trabalha em torno de cinco eixos prioritários: economia e inclusão produtiva no campo e na cidade, empoderamento feminino, enfrentamento à violência, educação inclusiva, saúde e direitos reprodutivos.
Perfil da secretária
Neusa Cadore é natural de Santa Catarina, mas reside na Bahia desde 1984, para onde se mudou a partir do trabalho missionário nas Comunidades Eclesiais de Base. Atuou por anos como técnica em enfermagem e teve uma passagem significativa pela política baiana. Foi prefeita do município de Pintadas entre 1997-2004, eleita deputada estadual em 2006, sendo reeleita em 2010, 2014 e 2018. Assumiu, novamente, o cargo eletivo estadual em 3 de março, para o mandato de 20

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026