Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Seis atletas da Bahia são convocadas para Pan-Americano de VA’A

Pelo segundo ano consecutivo, o Yacht Clube da Bahia (YCB) vai representar o Brasil no Pan-Americano de VA’A, que que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24 de novembro. O evento servirá como preparação para o Mundial de 2025, a ser realizado no mesmo estado. Dessa vez, a equipe contará com a participação de seis atletas – Vanessa Castro, Ana Lúcia Berenguer, Rosário Calmon, Babi Brazil, Manuela Gonzalez e Iris Azi – uma equipe de OC6, composta por seis remadoras, cada uma com um papel específico, devendo trabalhar de forma sincronizada para maximizar a eficiência e a velocidade da canoa.

 

“Mais uma vez o Clube vai representar o Brasil, agora, com seis atletas em cinco provas diferentes. Uma excelente evolução. No último Pan-Americano, foram quatro atletas em apenas duas provas”, comenta Danilo Guimarães, coordenador de Canoagem do Yacht Clube da Bahia, ao destacar a importância do crescimento da equipe, que, no ano passado, teve 100% de aproveitamento.

 

Convocada na categoria Master 50+ Feminina na modalidade V6, Iris Azi diz que fará o seu melhor para levar a equipe ao pódio. “Estou animada para vivenciar essa experiência e contribuir para o sucesso do nosso time. Mulheres, nós podemos! Vamos em busca da vitória!”, diz a competidora, que também é atleta de SUP, sua modalidade principal.

 

Capitã de Flotilha do VA’A do YCB, Sandra Paiva, afirma que “a expectativa é alta e estamos confiantes de que podemos alcançar o pódio”.

 

Sobre a modalidade

VA’A, também conhecida como canoagem polinésia ou canoagem havaiana, é um tipo de canoagem que utiliza canoas tradicionais com estabilizadores laterais. Originária da Polinésia, essa modalidade de canoagem é caracterizada por seu estilo único de embarcação e técnica de remo. Existem diferentes tipos de canoas VA’A, incluindo V1 (canoa individual), V3, V6 (canoa para seis remadores) e V12 (duas canoas V6 unidas, para doze remadores).

 

A técnica de remo em VA’A requer coordenação e sincronização entre os remadores. O ritmo e a cadência do remo são cruciais para a eficiência e velocidade da canoa.

 

Lei de Incentivo ao Esporte  

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir na formação de promissores talentos em diversas modalidades, usando para isso um percentual a ser descontado do valor devido ao Imposto de Renda. Interessados em patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia podem contatar o Setor de Projetos e saber mais: (71) 2105-9186.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar