Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Parceria da Limpec com a startup So+ma arrecada 60 toneladas de resíduos recicláveis no 1º semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, a parceria entre a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a So+ma – startup de impacto socioambiental – celebrou o recorde de arrecadação de 60 toneladas (t) de resíduos recicláveis. A iniciativa, que acontece em colaboração com a empresa petroquímica Braskem, visa promover a economia circular no município, reduzindo os impactos sociais e ambientais negativos.

Implementada em Camaçari desde 2021, com um volume, até então, de 30 t por semestre, a iniciativa visa estimular a prática da reciclagem, evitando o descarte inadequado de materiais recicláveis, oferecendo-lhes uma nova utilidade.

Para o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, são 30 mil quilos a mais de resíduos que deixam de ocupar o espaço no aterro sanitário. “E voltam para o ciclo de consumo preservando, acima de tudo, o meio ambiente. Com as atuais 60 toneladas por semestre, até dezembro, quando ocorre um aumento exponencial, em decorrência das festas de fim do ano, essa quantidade pode chegar a mais que o dobro. Ou seja, são mais de 120 toneladas de resíduos que mitigam a sobrecarga do aterro sanitário e contribuem para a preservação do meio ambiente”.

A iniciativa proporciona apoio econômico às pessoas cadastradas no Programa So+ma Vantagens, ao permitir, ainda, que a população reverta seus resíduos em pontos e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para organizações não governamentais (ONG) locais.  No segundo semestre foram registradas cerca de 2.300 inscrições, que tem adesão totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.

Para recebimento dos resíduos recicláveis o município dispõe de dois contêineres amarelos da Casa So+ma, que servem como pontos de arrecadação. Sendo um localizado na entrada do Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como feira, na sede; e outro na Praça de Guarajuba, situada na Avenida Humaitá, na localidade de Guarajuba, na costa.

Entre os materiais mais entregues, destacam-se papelão e vidro. Em contrapartida, itens como detergente, açúcar e leite estão entre as recompensas mais distribuídas.

Por meio da parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), a Limpec realiza o transporte de todo o material entregue na Casa So+ma. No local, são realizadas a contagem, separação e reciclagem. Em seguida, os resíduos são transformados em dinheiro e alimentam a cadeia da economia circular do município.

O objetivo final da iniciativa é justamente unir vários atores sociais e fazer cumprir o que propõe a Lei Federal n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), gerando impactos sociais e ambientais positivos para Camaçari como um todo, além de alcançar o consumidor final, trazendo a responsabilidade e mudando a consciência da população sobre a importância de reciclar.

Veja também

Copa do Mundo Feminina de 2027
Rio de Janeiro sediará sorteio da Copa do Mundo Feminina de 2027 em dezembro
O sorteio final da Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
sangue
Lei cria Junho Vermelho para incentivar doação de sangue
Norma prevê ações de conscientização e iluminação de prédios públicos O mês de junho passará a integrar...
sesau-vacimovel-multivacinacao-foto-everaldo-paixao1
“Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em Camaçari, a iniciativa...
WhatsApp Image 2026-08-24 at 18.55
Bahia reforça articulação com União e municípios para enfrentar impactos do El Niño
Participação em diálogo federativo ocorre enquanto Estado prepara plano de ações para seca, segurança...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026