Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Agosto lilás: Paripe recebe projeto de combate à violência doméstica e de gênero neste sábado

Agosto Lilás é o mês dedicado ao combate à violência doméstica, dessa forma, o projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio chega ao bairro de Paripe neste sábado, 24 de agosto, como mais uma iniciativa voltada ao enfrentamento e combate à violência doméstica, de gênero e feminicídio. A partir das 09 horas da manhã, na Associação Beneficente Nossa Senhora Medianeira, o público poderá participar  de diversas atividades incluindo mediação cultural, sarau, exibição da websérie SOBEJO: Processo Indeferido, a peça teatral SOBEJO e um debate com ativistas da causa. O projeto é uma idealização da atriz, produtora e mediadora cultural, Eddy Veríssimo.

Entre as ações gratuitas, o público poderá acompanhar uma sessão de exibição dos cinco episódios da websérie “SOBEJO: Processo Indeferido”, na qual cada uma das cinco atrizes representa um formato de violência doméstica: física, psicológica, moral, matrimonial e sexual. A websérie surgiu a partir do monólogo “SOBEJO”, baseado em fatos reais e interpretado por Eddy Veríssimo, com direção de Luiz Buranga.

Na ocasião, teremos as poetas Cassiane Paixão, membro e fundadora do Coletivo Incomode; Graciele de Jesus, militante do movimento negro; e Dejanira Rainha, idealizadora do projeto social antirracista e antimachista Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio. Para o debate, estará presente Nadjane Purificação, ativista no combate à violência doméstica, educadora social, palestrante, fundadora do projeto Política Humanizada, além de Sirlene Assis, que é presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais.

SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio chega como uma iniciativa transformadora, especialmente para mulheres que vivem em regiões periféricas. Oferecendo um espaço de acolhimento e livre de julgamentos, onde as participantes podem se sentir à vontade para aprender através de expressões artísticas, debates e relatos de outras mulheres sobre os sinais de violência e os direitos das mulheres.

Esta será a segunda apresentação de SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio, o projeto seguirá com futuras apresentações em Plataforma e Ilha de Maré. A estreia aconteceu no dia 02 de agosto no Colégio Estadual Clériston Andrade, bairro de Itacaranha. Acompanhe atualizações sobre o projeto através da Linklist no perfil do instagram @sobejo.espetaculo.

SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

O quê? SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? sábado, 24/08

Que horas? 09 horas

Onde? Associação Beneficente Nossa Senhora Medianeira, em Paripe.

Quanto? Gratuito

Informações: @sobejo.espetaculo

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026