Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

SPM participa do cortejo do Bonfim e antecipa que misoginia será o tema do carnaval de 2024

Fé, devoção e gratidão guiaram os passos de milhares de baianos em direção à Colina Sagrada para homenagear o Senhor do Bonfim. 

A Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM/BA), marcou presença em mais um ano no cortejo e, por quase 7 km, distribuiu informativos sobre a violência contra as mulheres; um problema global que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e o Estado da Bahia não é exceção.

A Celebração é realizada desde 1745 e, apesar de ser marcada pelo sincretismo religioso, é um espaço também para falar sobre respeito.  A Secretária de Politicas Para as Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, participou de todo o percurso iniciado na Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim e destacou a importância do festejo que antecede o carnaval de Salvador.
Aproveitou também para falar sobre a mensagem que a secretaria vai levar ao carnaval este ano. “ É um momento de muita fé e devoção para o povo baiano. Nem o sol forte e nem a caminhada de quase 7 km intimidaram as mulheres baianas no cortejo em direção à Colina Sagrada para pedir paz e respeito. Entramos o ano pedindo ao Senhor do Bonfim proteção e força para não desistir de nenhuma luta. Que este ano, todas as ações sejam intensificadas e todos os nossos esforços sejam suficientes para que a Bahia saia do mapa da violência contra as mulheres. Vamos falar sobre misoginia no nosso carnaval , vamos construir um caminho educativo para que todos os baianos entendam que a misogenia, que é basicamente o ódio contra as mulheres, está presente em várias esferas da sociedade . E no carnaval não é diferente”, afirmou.
A caminhada foi ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, de autoridades e milhares de baianos e turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

mercosul
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado
Documento integra mercado que reúne 720 milhões de pessoas Após 26 anos de negociação, representantes...
safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar