Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Violência contra as mulheres: em Itinga, blitz educativa leva conscientização à população

Com o objetivo conscientizar e deixar as mulheres mais seguras, seja na rua, na escola, no transporte coletivo, no trabalho ou onde for, o Governo Estado, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres do Estado (SPM-BA), realizou, na manhã desta sexta-feira (12), mais uma edição do projeto blitz educativa “Elas à frente no Trânsito – Por um trânsito mais seguro e respeitoso a todos”. A ação, que teve o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SPM) e contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lauro de Freitas e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), aconteceu no Largo do Caranguejo, em Itinga.

A secretária da SPM dr Lauro de Freitas, Juçara Neves, falou sobre o objetivo da ação. “Essa manhã está marcada por essa blitz. Quero destacar a parceria entre os órgãos, que estão juntos para realizar esse trabalho, que é de suma importância. A gente vê esse tipo de violência acontecer de forma corriqueira. Nosso papel aqui é despertar e mostrar a necessidade de ter conhecimento, tanto para as mulheres quanto para os homens. Estamos juntos para fazer esse trabalho de conscientização”, explicou Juçara.

Aldinha Sena, Chefe de Gabinete da SPM-BA, destacou a campanha e reforçou a necessidade de os governos serem parceiros das mulheres nesse enfrentamento. “Nós estamos fazendo um trabalho de valorização às mulheres e de orientação. Elas têm, no Governo do Estado e no Município, os parceiros para que elas denunciem esses crimes. A maioria das mulheres já sofreu algum tipo de importunação e muitas delas não sabem quem procurar. Então, é papel dos governos orientá-las. É uma forma de mitigar e diminuir esses crimes que são terríveis para nós, mulheres”, frisou Sena.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados – Lauro de Freitas, Cinthia Faleiros, entende que os homens também têm um papel importante nessa caminhada. “As mulheres precisam entender os tipos de violência que elas sofrem. Às vezes elas sabem o que é a violência, mas muitas vezes não sabem como denunciar. Essa blitz é excelente para fazer a conscientização, para trazer para a sociedade a reflexão e entendimento. Os homens também têm um papel importante nesse processo, porque eles precisam entender que algumas atitudes, além de imorais, são ilegais. Espero que com essa ação consigamos cercear a violência dentro da sociedade contra a mulher”, alertou Faleiros. 

Foto – Wandaick Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!