Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Oficinas no TAM reúnem alegria e diversão para mais de 460 alunos

Movimentar o corpo, interagir com outras pessoas e aprender novas habilidades. São esses os inúmeros benefícios proporcionados por meio das oficinas realizadas no Teatro Alberto Martins (TAM), como a oficina de dança contemporânea que acontece todas às quartas-feiras, no período da tarde e com uma hora e meia de duração. Essa atividade contempla um pouco mais de 30 alunos que fazem parte do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM).

Morador do bairro Dois de Julho e único representante masculino da turma, Reginaldo da Conceição, 63 anos, fala com muito orgulho da sua realização em participar das aulas de dança. Ele é veterano nas atividades promovidas pela Secretaria da Cultura (Secult) com experiências no teatro, e a música é mais uma oportunidade de se divertir e movimentar o corpo.

“É uma alegria estar próximo das pessoas, principalmente de algumas que eu já conhecia do dia a dia do trabalho, e outras que eu não tinha aproximação. Ser o único homem da turma foi difícil, mas vi que é possível. É bom que os outros homens venham participar também e independentemente da idade, nós podemos tudo, com limites, é claro”, compartilhou Reginaldo entusiasmado.

A Secult é a pasta responsável pela administração dos cursos e ainda oferta oficinas de dança contemporânea e teatro que são destinadas ao público infanto-juvenil e para a terceira idade; já a dança do ventre e zumba para indivíduos a partir de 15 anos. Com duração de três meses, as turmas reúnem no total, 463 alunos. Todas as aulas acontecem no teatro, que está localizado na Avenida Eixo Urbano Central, ao lado da Escola Municipal São Tómaz de Cantuária.

Quem ministra a oficina para a turma da terceira idade é a professora de Dança Contemporânea, Ana Paula de Souza. Orgulhosa com o empenho dos alunos, ela afirma que “a dança é um reencontro com o corpo, mente, alma e espírito. Mesmo com todas as condicionantes por conta da idade e da saúde, todos os participantes se dedicam e aproveitam bastante cada ensinamento. Eles gostam de dançar e incentiva a sorrir mais, a se divertir e aproveitar a vida”, partilhou.

A professora de Língua Portuguesa aposentada, Arlene de Araújo Coelho, 65 anos, fica animada para chegar às quartas-feiras, momento em que acontecem as aulas. Para ela, a dança faz parte da sua rotina com muita naturalidade e prazer. “É uma maravilha participar toda quarta e nós que estamos idosos é importante movimentar o corpo. Eu gosto de dançar e para mim é prazeroso, faço aulas aqui e ainda participo de um grupo na Uneb [Universidade Estadual da Bahia]”, dividiu a moradora do Camaçari de Dentro.

A dança é uma atividade altamente benéfica para a terceira idade, promovendo melhorias significativas tanto na saúde física quanto mental. Ela auxilia na manutenção da mobilidade e flexibilidade. Ainda no período da tarde também acontece oficina de dança de salão.

Foto: Arthur Vinicius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar