Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Gleba E e Parafuso serão palco para os desfiles cívicos de 7 de Setembro

Com a chegada do mês de setembro, as expectativas para as celebrações cívicas que marcam o período se intensificam em Camaçari. No total, serão cinco desfiles, sendo que os dois primeiros acontecem sábado (7/9), em comemoração à Independência do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, serão dois momentos distintos, o primeiro acontece pela manhã, a partir das 8h, no bairro Gleba E; e o segundo pela tarde, com início às 13h30, na localidade de Parafuso.

Inspirados no tema “O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, os desfiles são promovidos pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), e levarão às ruas reflexões sobre a sociedade do presente e do futuro, na relação com as dinâmicas de ensino-aprendizagem estabelecidas em sala de aula, bem como nas vivências obtidas no núcleo familiar e nas comunidades.

A titular da Educação, Neurilene Martins, explica que os desfiles são motivados pelo entrelaçamento das diversas reflexões, concepções e renúncias que a sociedade demanda hoje para que avance na direção de um lugar melhor para todos. “É dos sonhos das famílias camaçarienses, e da forma como se conectam com o cotidiano escolar e com os dilemas atuais, que emerge a inspiração para as mensagens que nossos estudantes levarão às ruas”, contou.

Cerca de 3 mil estudantes, de 11 escolas da sede e da costa, participarão dos desfiles na Gleba E e em Parafuso, oportunidade em que levarão brilho, cor, magia, alegria e, sobretudo, esperança através das diferentes linguagens da arte.

Além da mobilização das escolas, as fanfarras e bandas marciais – que se apresentam através da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc – também estão prontas para garantir aquela conhecida atmosfera musical de festividade nos desfiles.

Os demais desfiles cívicos fazem alusão ao aniversário de 266 anos de emancipação política de Camaçari, e ocorrem sempre a partir das 8h, nesta ordem: dia 14, no distrito de Monte Gordo; dia 22, no distrito de Vila de Abrantes; e no dia 28, data magna da cidade, ocorre na sede, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).

Equipes de diversos órgãos parceiros e pastas municipais também prestam apoio operacional para a realização dos eventos, como, por exemplo, das secretarias da Saúde, da Cultura, dos Serviços Públicos e de Governo, por meio da Coordenação de Eventos, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Além do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, do Tiro de Guerra 06-026/Camaçari, bem como do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), e o Juizado da Infância e Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar